O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) realiza anualmente a “Operação Criança Feliz”, uma iniciativa solidária que enche de alegria o coração de milhares de crianças carentes de todas as idades durante o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.
Neste ano, a ação social estenderá suas mãos solidárias à comunidade Vila São José, em Vicente Pires. O sindicato organizará uma estrutura na Escola Classe 02 para receber as crianças do bairro, bem como as crianças do Assentamento 26 de Setembro. Esse gesto de generosidade demonstra o compromisso do Sinpol-DF com o bem-estar social das crianças das comunidades mais carentes.
Esta iniciativa é uma parceria entre o Sinpol-DF e a Polícia Civil do DF (PCDF), com o objetivo de aproximar os policiais civis das comunidades e humanizar sua imagem para as crianças. A intenção é que as crianças vejam os policiais como amigos e protetores, construindo laços de confiança e carinho.
Nas edições anteriores, a “Operação Criança Feliz” concentrou seus esforços em beneficiar crianças da comunidade e creches da Cidade Estrutural. No entanto, para 2023, a diretoria do Sinpol-DF optou por expandir a ação social, proporcionando alegria e oportunidades em novos lugares.
Em 2022, a “Operação Criança Feliz” entregou 1500 brinquedos, realizou pintura facial, disponibilizou brinquedos infláveis para a diversão das crianças, distribuiu lanches e ainda proporcionou interações emocionantes com os cães policiais do K9 da Seção de Cinofilia da Divisão de Operações Especiais (DOE) da PCDF.
“Essa nossa iniciativa é um exemplo notável de como a solidariedade e a generosidade podem impactar positivamente a vida das crianças mais necessitadas, construindo um futuro mais brilhante para todos”, disse Márcia Pimentel, diretora do sindicato.
“As crianças ficam encantadas com a presença dos policiais civis. Muitas delas têm uma visão distorcida desses profissionais, diante dos confrontos que elas veem entre policiais e criminosos nessas comunidades que são assoladas pela violência. É também nosso papel mostrar que o policial está ali não para machucá-las, mas para defendê-las”, completou.
Além dos diretores do Sinpol-DF e dos policiais civis, a iniciativa conta com o apoio de dezenas de voluntários que participam das atividades com as crianças e auxiliam na organização da distribuição de brinquedos no dia da ação. A “Operação Criança Feliz” foi idealizada pela ex-diretora Sueli de Barros e pelo agente de polícia Bernardo Neto, do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) da PCDF.
RIFA SOLIDÁRIA
Além das atividades mencionadas, o Sinpol-DF lançou uma rifa solidária, cujo prêmio é uma Cervejeira Consul Titanium. A renda arrecadada com essa rifa será destinada à compra de brinquedos e materiais que serão utilizados durante a “Operação Criança Feliz”, que ocorrerá no dia 12 de outubro, data dedicada às crianças.
Para participar, a comunidade pode adquirir a rifa online por meio do site Rifa Digital (clique aqui). A rifa física estará disponível para compra em breve, com diretores e funcionários do sindicato encarregados da venda do bilhete presencialmente nas unidades da PCDF.
O valor de cada rifa é de apenas R$ 10. O sorteio ocorrerá no dia 10 de outubro, durante uma transmissão ao vivo pelo perfil oficial do Sinpol-DF no Instagram (@sinpoldf_). Após o término da transmissão, o resultado do sorteio ficará disponível na plataforma, permitindo a transparência do sorteio.