Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Substituição das armas da PCDF é resultado da atuação do Sinpol

12/05/2020 16:25

Após denúncias do Sinpol-DF sobre armas da Taurus, foram adquiridos os modelos G26, G19 e G17 da Glock (Foto: Reprodução)

Da Comunicação Sinpol-DF O diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, anunciou na última segunda, 11, a assinatura do contrato entre a instituição e a Glock, fabricante austríaca de pistolas. A medida consolida a aquisição de cinco mil armas para o efetivo da Polícia Civil, um ação que teve, nos últimos anos, intervenção direta do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF). Os equipamentos, de acordo com Robson, serão entregues em 120 dias a partir daquela data. Eles passam a substituir os kits da Forja Taurus, cujas armas passaram a apresentar uma série de defeitos que colocaram em risco a vida de servidores da PCDF e, por tabela, dos cidadãos da capital federal. O problema vem sendo sistematicamente denunciado pelo sindicato, desde 2015. À época, já havia registros de acidentes - alguns fatais - no DF e no restante do país. O assunto ganhou destaque na imprensa nacional. Além de reforçar as denúncias, o sindicato cobrou, reiteradamente, a substituição do modelo e da fabricante das pistolas adotadas como padrão pela Polícia Civil. Além das denúncias à imprensa, o Sinpol levou o caso ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). LEIA MAIS AÇÃO CIVIL PÚBLICA A ação civil pública movida pelo MDFT apontou que as armas da Taurus apresentavam risco de disparos acidentais no caso de queda ao chão. Por conta dos problemas, o órgão pediu pagamento de indenização de R$ 11.656.223,90 por dano moral e recomendou à PCDF que recolhesse as armas adquiridas em 2014. Os defeitos foram confirmados por um teste por amostragem realizado pelo Instituto de Criminalística. De 25 pistolas .40, dez apresentaram falhas de segurança e dispararam ao cair no chão. O processo encontra-se na fase das alegações finais. Após essa atuação direta do sindicato, a PCDF anunciou, em 2019, uma licitação internacional para compra dessas cinco mil novas pistolas, no modelo de 9mm. O processo foi encerrado no dia 24 de abril deste ano.  

Últimas notícias

Atendimento ocorrerá de 17 de março a 23 de maio | Crédito: Reprodução.
Assunto Sindical Imposto de Renda
IR 2025: agendamento para declaração no sindicato termina nesta sexta, 23

Policiais são atendidos na sede (716 Norte), presencialmente, e têm também a opção do serviço on-line

PCDF emerge como protagonistas na defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas | Foto: Reprodução.
PCDF Matérias Especiais
Policiais civis do DF: guardiões da Justiça no escândalo das fraudes no INSS

A atuação diligente da PCDF, em parceria com o MPDFT, foi fundamental para desmantelar o esquema

Artigo do presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, para o Correio Braziliense | Foto: Divulgação.
PCDF Clipping
ARTIGO – Criminalidade em alta: Brasil ainda investiga com lupa em um mundo digital sem controle

Crime organizado já domina ambientes digitais, inclusive, utilizando-se de atividades lícitas para lavagem de dinheiro — e a tendência é de expansão, se não houver resposta institucional imediata