Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Ordem de Serviço do DPC é ilegal e sindicato acionará a justiça

15/07/2020 11:00

Para o Sinpol-DF, OS só contribui para um ambiente de trabalho ainda mais insalubre | Foto: Arquivo Pessoal

Da Diretoria Executiva A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) informa que tomou conhecimento na última terça, 14, da Ordem de Serviço (OS) 99/2020, emanada pelo Departamento de Polícia Circunscricional (DPC) da Polícia Civil do DF. Veja aqui a OS. Para o Sinpol-DF a norma é ilegal, uma vez que não é competência do diretor do DPC alterar o Decreto 30.490/2009, que instituiu o Regimento Interno da PCDF. O Decreto, que é uma norma distrital, impõe ao regime de plantão a investigação preliminar das infrações penais. E isso já é realizado pelos policiais no momento do registro da Ocorrência Policial, quando se levantam dados sobre o local do fato, identificação das partes, tipificação da natureza criminal e oitiva preliminar das pessoas que comparecem nesse primeiro momento. Além disso, o decreto preconiza, ainda, as apreensões, restituições, encaminhamentos para perícias, prisão e condução de suspeitos, incluindo diversas outras diligências internas e externas. A investigação dos Crimes de Menor Potencial Ofensivo é competência normativa das SPCOMs e SAAMs, a depender dos envolvidos. Além disso, cabe ao Cartório as intimações policiais. Sabemos da falta de efetivo nas seções de investigação e cartórios. Mas o atraso na contratação de novos policiais não pode gerar ainda mais sobrecarga de trabalho aos plantonistas, nem mesmo o atropelo do sistema normativo da PCDF. Além disso, uma determinação verbal a respeito do trabalho noturno e da organização das equipes de plantão no período da noite e da madrugada tem gerado extrema insatisfação, pela falta de bom senso que a medida representa. Esse tipo de conduta só contribui para um ambiente de trabalho ainda mais insalubre e penoso aos policiais civis, que já vêm se sacrificando para realizar suas atividades de rotina. Por isso, na manhã desta quarta, 15, a diretoria do Sinpol encaminhou a OS 99/2020-DPC ao seus escritórios de advocacia para que ajuízem, o mais rápido possível, ação judicial contra esse ato ilegal.

Últimas notícias

Cardeal foi recebido calorosamente pela diretoria e funcionários | Fotos: Comunicação Sinpol-DF
PCDF Espiritualidade
VISITA HISTÓRICA: arcebispo de Brasília visita o Sinpol-DF, abençoa policiais civis e leva mensagem de paz e esperança

Líder da Igreja Católica em Brasília reconhece a importância dos policiais civis e celebra momento de espiritualidade e união com a categoria.

O encontro trouxe atualizações sobre as tratativas do Fórum de Negociação | Foto: Comunicação/Sinpol-DF.
PCDF Paridade
Sinpol-DF reúne representantes sindicais e alinha informações sobre processo de simetria salarial

Comunicação técnica célere foi viabilizada pela implementação do Fórum, ressaltou o presidente do Sinpol-DF

Luana aborda temas centrais para a categoria, como os desafios da Segurança Pública no país, o papel das polícias judiciárias | Foto: Reprodução
Comunicação Segurança Pública
Vice-presidente do Sinpol-DF discute Segurança Pública e valorização dos policiais civis no podcast Opinião Segura

Episódio vai ao ar nesta terça-feira (3), abordando os desafios da Segurança Pública, o papel da PCDF e a atuação sindical como ferramenta de valorização da categoria.