Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Vitória: Justiça reconhece direito dos policiais civis a inclusão do abono de permanência no cálculo de benefícios

A ação abrange todos os filiados que recebem ou receberam o abono de permanência nos últimos cinco anos anteriores ao ajuizamento do processo, que ocorreu em 2023
Jurídico
19/02/2025 16:00

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) conquistou uma importante vitória na Justiça Federal em ação coletiva. A decisão reconhece o direito dos policiais civis, ativos e aposentados, de incluir o abono de permanência na base de cálculo do terço constitucional de férias e da gratificação natalina.

A ação abrange todos os filiados que recebem ou receberam o abono de permanência nos últimos cinco anos anteriores ao ajuizamento do processo, que ocorreu em 2023. 

Em primeira instância, o DF tentou barrar a sentença com embargos de declaração, alegando incompetência da Justiça Federal para julgar o caso, mas a tese foi rejeitada. Agora, em segunda instância, as apelações da União e do DF foram julgadas improcedentes, consolidando mais uma vitória do sindicato.

O sindicato ainda não teve acesso à íntegra do acórdão, mas o reconhecimento desse direito confere ganhos financeiros relevantes para os policiais, incluindo o pagamento retroativo das diferenças dos últimos cinco anos. 

O Sinpol-DF segue atento à tramitação do processo e reafirma seu compromisso na defesa intransigente dos direitos da categoria.


Últimas notícias

Wellington Luiz enviou ofício à governadora nesta quinta-feira | Foto: Comunicação Sinpol-DF
Sinpol-DF Atuação Sindical
Após atuação do Sinpol-DF, presidente da CLDF encaminha à governadora pedido de revogação de decreto que invade atribuições da PCDF

Documento solicita a revogação do decreto que cria o Centro de Criminalística da PMDF e acolhe os argumentos apresentados pelas entidades representativas da Polícia Civil

Caso solucionado pela Polícia Civil reforça a importância da preservação dos vestígios e da produção técnica da prova.
Matérias Especiais
Entidades da PCDF pedem revogação de decreto que cria Centro de Criminalística na PMDF

Ofício conjunto foi encaminhado à CLDF, que se comprometeu a adotar os encaminhamentos cabíveis

Cenário gera risco de comprometimento da preservação dos vestígios, de questionamentos sobre a integridade da cadeia de custódia e de controvérsias quanto à validade e à confiabilidade das provas produzidas.
Reportagem Especial
Sinpol-DF alerta para riscos da perícia militar em ocorrências com vítimas civis e para invasão de competências da PCDF

Entidade aponta risco de sobreposição de atribuições, fragilização da cadeia de custódia e insegurança jurídica em ocorrências envolvendo policiais militares e vítimas civis.