STF mantém aposentadoria diferenciada para mulheres policiais civis e federais
O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, por unanimidade, a liminar parcialmente concedida pelo ministro Flávio Dino na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7727/DF. A decisão assegura o redutor de três anos na idade mínima de aposentadoria das mulheres policiais civis e federais, em todas as hipóteses previstas pela Emenda Constitucional nº 103/2019.
A ação contesta a exigência de idade mínima igual entre homens e mulheres para aposentadoria, alegando que isso desconsidera as diferenças biológicas, fisiológicas e de trajetória profissional das mulheres. O redutor aplicado busca corrigir essa distorção e preservar o princípio da isonomia.
Com a liminar agora referendada pelo Plenário do STF, permanece suspensa a eficácia das expressões "para ambos os sexos" nos artigos 5º, caput, e 10, § 2º, I, da EC 103/2019. O Congresso Nacional também foi determinado a corrigir a inconstitucionalidade identificada nesses dispositivos.
O Sinpol-DF, que atua como amicus curiae na ação, seguirá acompanhando de perto os desdobramentos, em articulação com o escritório Dino, Siqueira & Jorge, responsável pela nota técnica que detalha o julgamento e seus efeitos práticos.
Para conferir a íntegra da nota técnica, acesse o documento no link a seguir (clique aqui).
Últimas notícias

AGE do Sinpol-DF reafirma protagonismo da categoria e compromisso com a democracia
A assembleia foi marcada por ampla participação da categoria, debate aberto e respeito absoluto à vontade soberana dos policiais civis.

Acesse a AGE pelo canal do Sinpol-DF no YouTube; acompanhe ao vivo
Assembleia, que pauta a proposta de modernização do Estatuto, ocorre nesta quinta-feira (18)

Leônidas de Melo, pai do agente de polícia Lidenberg Rodrigues Melo e sogro da agente de polícia Patrícia Azeredo
Sua partida deixa um vazio imenso, mas também um legado de amor, valores e dedicação à família, que permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.
