Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

STF mantém aposentadoria diferenciada para mulheres policiais civis e federais

Liminar da ADI 7727 foi referendada por unanimidade e garante redutor de três anos na idade mínima exigida para aposentadoria das servidoras
Jurídico
30/04/2025 16:50

O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, por unanimidade, a liminar parcialmente concedida pelo ministro Flávio Dino na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7727/DF. A decisão assegura o redutor de três anos na idade mínima de aposentadoria das mulheres policiais civis e federais, em todas as hipóteses previstas pela Emenda Constitucional nº 103/2019.

A ação contesta a exigência de idade mínima igual entre homens e mulheres para aposentadoria, alegando que isso desconsidera as diferenças biológicas, fisiológicas e de trajetória profissional das mulheres. O redutor aplicado busca corrigir essa distorção e preservar o princípio da isonomia.

Com a liminar agora referendada pelo Plenário do STF, permanece suspensa a eficácia das expressões "para ambos os sexos" nos artigos 5º, caput, e 10, § 2º, I, da EC 103/2019. O Congresso Nacional também foi determinado a corrigir a inconstitucionalidade identificada nesses dispositivos.

O Sinpol-DF, que atua como amicus curiae na ação, seguirá acompanhando de perto os desdobramentos, em articulação com o escritório Dino, Siqueira & Jorge, responsável pela nota técnica que detalha o julgamento e seus efeitos práticos.

Para conferir a íntegra da nota técnica, acesse o documento no link a seguir (clique aqui).


Últimas notícias

Missa será celebrada pelo Cardeal Arcebispo de Brasília.
PCDF Espiritualidade
Participe da Missa da Família Policial Civil

Celebração ocorrerá no dia 18 de dezembro às 17h. A participação dos servidores está autorizada pela DGPC.

A mudança de data foi definida para garantir que todos os sindicalizados tenham tempo hábil para ler e analisar a minuta.
Inovação Assunto Sindical
Sinpol-DF convoca categoria para AGE sobre a modernização do Estatuto Social no dia 18/12

Modernização do Estatuto será apreciada em assembleia híbrida com participação ativa dos sindicalizados.

Descanse em paz, Severino Moreira Guedes!
Nota de Pesar Luto
Severino Moreira Guedes, pai da papiloscopista policial aposentada Elisabete Moreira Guedes

Neste momento de dor, o Sinpol-DF se solidariza com Elisabete, seus familiares e amigos, desejando força e serenidade para enfrentar essa perda irreparável.