Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

STF mantém aposentadoria diferenciada para mulheres policiais civis e federais

Liminar da ADI 7727 foi referendada por unanimidade e garante redutor de três anos na idade mínima exigida para aposentadoria das servidoras
Jurídico
30/04/2025 16:50

O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, por unanimidade, a liminar parcialmente concedida pelo ministro Flávio Dino na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7727/DF. A decisão assegura o redutor de três anos na idade mínima de aposentadoria das mulheres policiais civis e federais, em todas as hipóteses previstas pela Emenda Constitucional nº 103/2019.

A ação contesta a exigência de idade mínima igual entre homens e mulheres para aposentadoria, alegando que isso desconsidera as diferenças biológicas, fisiológicas e de trajetória profissional das mulheres. O redutor aplicado busca corrigir essa distorção e preservar o princípio da isonomia.

Com a liminar agora referendada pelo Plenário do STF, permanece suspensa a eficácia das expressões "para ambos os sexos" nos artigos 5º, caput, e 10, § 2º, I, da EC 103/2019. O Congresso Nacional também foi determinado a corrigir a inconstitucionalidade identificada nesses dispositivos.

O Sinpol-DF, que atua como amicus curiae na ação, seguirá acompanhando de perto os desdobramentos, em articulação com o escritório Dino, Siqueira & Jorge, responsável pela nota técnica que detalha o julgamento e seus efeitos práticos.

Para conferir a íntegra da nota técnica, acesse o documento no link a seguir (clique aqui).


Últimas notícias

Eleições estão marcadas para o dia 6 de março.
Eleições
Comissão Eleitoral convoca policiais civis a atualizarem dados cadastrais até sexta-feira (13) para a eleição do Sinpol-DF

Prazo é direcionado aos policiais civis filiados e é fundamental para garantir participação no pleito marcado para o dia 6 de março

Sinpol-DF defende a manutenção do quantitativo atual de cotas do SVG | Foto: Divulgação PCDF
Assunto Sindical PCDF
Sinpol-DF manifesta preocupação com alterações no Serviço Voluntário Gratificado

Redução de cotas e alteração de escalas restringem acesso ao serviço voluntário e impactam expediente e plantonistas

Juliana Matos de Lima Santiago é policial civil de Rondônia | Foto: Criação Sinpol-DF
Nota de Pesar Luto
Sinpol-DF lamenta morte de policial civil em Rondônia e reforça compromisso no enfrentamento ao feminicídio

A interrupção brutal de uma vida dedicada ao serviço público evidencia que a violência contra a mulher continua sendo uma realidade que não pode ser tolerada.