Sinpol-DF sai em defesa dos novos policiais e cobra política de acolhimento institucional na PCDF
O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) informa que tem acompanhado as recentes publicações envolvendo policiais civis recém-nomeados e reforça que generalizações a partir de casos isolados desvalorizam profissionais que ingressaram com seriedade e prejudicam o fortalecimento institucional da Polícia Civil do DF(PCDF).
A entidade alerta que generalizações a partir de casos isolados distorcem a realidade e geram injustiça com milhares de profissionais que ingressaram na PCDF com seriedade e compromisso.
Diante de reportagens e conteúdos recentes sobre o tema, a entidade defende que o debate seja conduzido com responsabilidade, sem estigmatizar servidores e sem comprometer a imagem institucional da PCDF, corporação de Estado essencial para a segurança da população.
O sindicato destaca que a maioria dos novos policiais civis já atua na linha de frente, participando de operações de alta complexidade, grandes apreensões, prisões relevantes e elucidações de crimes de repercussão, resultados que, em grande parte, não recebem o mesmo destaque.
De acordo com o diretor do Sinpol-DF, Marlos Vinícius Valle, parte das dificuldades observadas no início da carreira está relacionada a um fator institucional: o intervalo prolongado entre a conclusão do curso de formação e a efetiva entrada em exercício, o que impacta a readaptação e a integração ao serviço.
“A instituição precisa acolher melhor. Muitas vezes o policial é nomeado e simplesmente direcionado, sem um processo adequado de recepção e readaptação”, afirmou.
O diretor da Pasta de Assuntos Sindicais defende que a PCDF avance na construção de um processo estruturado de acolhimento, orientação funcional e acompanhamento das novas turmas, com integração gradual às equipes e suporte técnico no início da carreira.
Valle informa ainda que serão levantadas boas práticas adotadas em outras instituições policiais para subsidiar uma proposta formal à corporação, com foco em recepção, adaptação funcional e integração.
“O sindicato seguirá atuando para fortalecer a formação, o acolhimento e a valorização dos novos policiais civis, contribuindo para uma Polícia Civil cada vez mais eficiente e preparada para servir a sociedade”, concluiu Marlos.
Últimas notícias

Sinpol-DF sai em defesa dos novos policiais e cobra política de acolhimento institucional na PCDF
Entidade destaca que estigmatização de recém-empossados distorce a realidade e compromete a imagem institucional da PCDF

Sinpol-DF convoca sindicalizados para AGO de Prestação de Contas em caráter virtual
O link de acesso à AGO será disponibilizado com antecedência no site e nas redes do Sinpol-DF.

Sinpol-DF se reúne no MJ para tratar de demandas estruturais da categoria, com foco na previdência
Sindicato formalizará demanda por ofício para subsidiar solução técnica sobre a previdência.
