Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Sinpol-DF promove palestra para esclarecer policiais civis sobre a previdência complementar da DF-PREVICOM

Com objetivo de orientar a categoria, encontro apresentou o funcionamento do regime complementar, esclareceu dúvidas e detalhou as principais vantagens do plano aos policiais civis do DF.
Previdência
06/08/2026 18:00

O Sinpol-DF promoveu, nesta quinta-feira, 6/8, uma palestra sobre a Previdência Complementar dos servidores do Distrito Federal no auditório do Departamento de Polícia Especializada (DPE). 

O encontro foi conduzido pelo diretor de Seguridade da DF-PREVICOM, Bruno Macedo, e reuniu policiais civis para uma conversa sobre o funcionamento do plano, suas regras, vantagens e formas de adesão.

A Reforma da Previdência de 2019 alterou significativamente as regras para os servidores que ingressaram no serviço público a partir de 13 de novembro daquele ano. Com a mudança, esses profissionais deixaram de ter direito à integralidade e à paridade da aposentadoria, passando a ter o benefício do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) limitado ao teto previdenciário, podendo complementar a renda por meio da DF-PREVICOM.

O diretor de Seguridade explicou que a previdência complementar funciona em contas individuais, nas quais o participante acumula suas contribuições, acrescidas da contrapartida do Governo do Distrito Federal e da rentabilidade dos investimentos. Segundo ele, esse modelo amplia a formação de patrimônio para a aposentadoria e garante maior transparência sobre os recursos, que podem ser acompanhados pelo próprio participante.

Entre os principais benefícios apresentados estão a contribuição paritária do patrocinador, o potencial de maior acumulação de recursos ao longo da carreira, benefícios fiscais, possibilidade de contribuições facultativas, cobertura adicional para pensão por morte e aposentadoria por invalidez, além da portabilidade e das opções disponíveis caso o servidor deixe o serviço público. 

Também foram detalhadas as modalidades de tributação, as formas de adesão ao plano e o passo a passo para inscrição por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A iniciativa integra o trabalho do Sinpol-DF de manter a categoria permanentemente informada sobre temas que impactam a carreira e o planejamento financeiro dos policiais civis. Como o sistema de previdência complementar da PCDF ainda está em fase de implementação, o Sindicato seguirá acompanhando cada etapa do processo e promovendo ações de orientação para que os policiais civis tenham acesso a informações claras e possam tomar decisões conscientes sobre seu futuro previdenciário.

Confira mais informações na Cartilha do Participante da DF-PREVICOM. Clique aqui.


Últimas notícias

Uma celebração à força, à trajetória e ao protagonismo das mulheres da PCDF | Foto: Panda Fotografia.
Data Comemorativa
Festa da Mulher Policial Civil do DF reúne categoria, autoridades e celebra protagonismo feminino na PCDF

Promovido pelo Sinpol-DF, evento reuniu policiais civis, parlamentares e representantes da categoria em uma tarde de celebração e reconhecimento às mulheres da PCDF

Palestra será ministrada por Vicente Quintá
PCDF Curso
ESPC promoverá palestra sobre Previdência dos policiais civis do DF na próxima segunda-feira (14)

Com apoio do Sinpol-DF, evento será voltado a policiais civis da ativa e aposentados e ampliará o debate sobre Previdência e planejamento para o futuro da categoria

Fechamento será em razão da realização da Festa da Mulher Policial Civil
Sinpolzinho
Comunicado: Sinpolzinho estará fechado nesta sexta-feira (11/9)

O atendimento no Sinpolzinho será retomado normalmente na segunda-feira (14/9), em seu horário habitual, das 8h às 18h