Atletas da PCDF ajustam o fôlego para novo desafio no WPFG nos Estados Unidos
A manhã da última terça, 6/5, foi de treino intenso, palavras de incentivo e um clima de orgulho no ar. A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) esteve presente para acompanhar de perto os preparativos da equipe masculina de futebol da Polícia Civil do DF (PCDF), que se prepara para mais um desafio internacional: o World Police & Fire Games 2025, que ocorrerá entre os dias 27 de junho e 6 de julho, em Birmingham, no Alabama (EUA).
A visita aconteceu em um momento simbólico. Além da presença da diretoria do sindicato, o treino contou com a cobertura da equipe do Globo Esporte, que registrou os bastidores, entrevistou os jogadores e destacou a trajetória da equipe – formada pelo time principal e também pelo time veterano da PCDF – que chega aos jogos com um histórico de peso: a medalha de ouro conquistada pelo time principal na última edição do WPFG, realizada em Winnipeg, no Canadá.
Antes da bola rolar, o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, reuniu os atletas para uma fala de incentivo e reconhecimento. “Recebi com muita alegria a notícia quando vocês ganharam a histórica medalha de ouro, pois sabemos o quanto vocês batalharam pra isso, abrindo mão do descanso para ir aos treinos e ainda se dedicar ao trabalho na polícia. E todos os resultados foram alcançados: a medalha de ouro e a melhor taxa de resolução de crimes do país”, afirmou o presidente.
Durante o encontro, os jogadores – tanto do time principal quanto da equipe veterana – expressaram gratidão à diretoria do Sinpol-DF pelo apoio constante ao esporte. Um agradecimento especial foi feito ao diretor de Benefícios e Esporte, Vanderlei Malta, que acompanha de perto o grupo e tem sido peça-chave para fortalecer o esporte na instituição.
“Em nome de toda equipe do futebol, quero agradecer a você, Enoque, pelo trabalho que vem realizando com toda a diretoria em prol dos atletas e também pela valorização da categoria. O Malta, que nos acompanha mais de perto, tem sido um aliado importante para garantir visibilidade no esporte na PCDF, e isso é fundamental para o nosso bem-estar”, declarou um dos atletas.
Com garra, disciplina e espírito de equipe, os atletas da PCDF seguem treinando forte. O campo é apenas uma extensão do compromisso que já demonstram diariamente nas ruas, nas delegacias e nos bastidores da segurança pública do DF. E em 2025, o uniforme esportivo cruzará fronteiras, mais uma vez, para representar o Brasil e a Polícia Civil no maior evento esportivo internacional para profissionais da segurança pública.
Últimas notícias

Adelzito Francisco de Souza, agente de polícia aposentado
Adelzito fez parte da extinta Guarda Especial de Brasília (GEB) e ajudou a construir a história da Polícia Civil do Distrito Federal, sendo lembrado como um profissional que marcou sua trajetória pela dedicação e pelo compromisso com a segurança pública.

Fake News ameaça luta da categoria na reta final da negociação salarial
A disseminação desse tipo de desinformação coloca em risco um esforço que vem sendo construído diuturnamente pela diretoria.

Lewandowski sobre reajuste da PCDF: “Aumentar o máximo que der”. Confira a repercussão
“É sobre o aumento, né? A orientação que eu dei pra o meu pessoal é aumentar o máximo que der”, disse o ministro.