Papiloscopistas apresentaram pautas nacionais da categoria ao ministro (Foto: Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

Na tarde da última segunda, 3, uma comissão de peritos papiloscopistas se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para discutir uma série de pautas da categoria. O secretário-geral adjunto do Sinpol-DF, Rodrigo Meneses de Barros, participou do encontro, representando também a Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação (Fenappi), da qual é vice-presidente.

Durante a reunião, Rodrigo apresentou um panorama geral da identificação humana e da papiloscopia no Brasil – indo das atribuições e especificidades do cargo a casos de grande repercussão em que a expertise desses profissionais foi essencial.

A pauta contemplou, ainda, projetos de lei relevantes para a categoria em nível nacional, questões referentes ao reconhecimento dos papiloscopistas enquanto peritos oficiais e a integração de dados multibiométricos dos Institutos de Identificação.

Na oportunidade, os presentes também pediram o apoio do ministro no sentido de fortalecer os institutos de todo o país, sem deixar de destacar a alta eficiência dessas unidades – capazes de, com uma tecnologia barata, obter resultados sólidos e céleres.

Segundo Rodrigo Meneses, “a reunião foi bastante positiva”. “Houve uma receptividade do ministro quanto aos pleitos e soluções apresentados, e, sobretudo, quanto à importância dos papiloscopistas para a Segurança Pública em nível nacional”, resume.

Além dele, participaram do encontro o deputado federal João Campos (Republicanos-GO); o presidente da Fenappi, Antonio Maciel Aguiar Filho, e a diretora regional (Centro-Oeste) da entidade, Simone de Jesus; o presidente da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp), Alceu Prestes; e o presidente da Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais (Abrapol), Paulo Ayran.

 

Filiação