“Balística” é tema do segundo volume da série “Anotações Sobre a Doutrina Policial” (Imagem: Divulgação)

Da Comunicação Sinpol-DF

Como parte de uma série sobre diferentes aspectos da atividade policial, o agente de polícia Luiz Gaspar Mariz lançará, nesta quinta, 26, o livro “Anotações sobre a Doutrina Policial – Balística”. O evento ocorrerá a partir das 17h, no piso superior do restaurante Bierfass, no Pontão do Lago Sul.

O conteúdo do livro foi produzido ao longo da carreira do policial civil – condensando a experiência que ele adquiriu em cursos e treinamentos realizados nos dez anos em que atua como atirador de precisão da Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

A obra produzida por Luiz Gaspar é o segundo volume da série “Anotações sobre a Doutrina Policial”.  “Nesse volume são descritas as principais informações de balística, com foco na atividade policial e defesa pessoal”, explica o autor.

Segundo ele, a proposta da obra é apresentar o mundo das armas de fogo de forma clara e objetiva, desde os processos de fabricação de armamentos e seus mecanismos, até os efeitos de disparos.

Luiz explica ainda que, além de conceitos como balística interna, externa e terminal, são apresentadas noções sobre a utilização de aparelhos de pontaria, esclarecimentos acerca de medidas angulares e observações diversas para usuários de armas de fogo.

De acordo com o agente de polícia, os conhecimentos trazidos no livro são de interesse principalmente dos instrutores de tiro e operadores de armas de fogo em geral. “Ainda assim, são aprofundados temas a ponto de esclarecer questões obscuras da física até mesmo para os atiradores de precisão”, destaca o agente.

SÉRIE

Ressaltando o objetivo de continuidade do projeto, Luiz revela que novas obras estão em produção. “Outros volumes para a série também já estão sendo escritos e serão lançados assim que possível”, adianta o autor.

No evento de lançamento desta quinta, também estará presente o agente de polícia Rodrigo Ferreira, autor do primeiro volume: “Anotações sobre a Doutrina Policial – Aspectos Operacionais”.

A obra apresentou aos leitores duas teorias fundamentais utilizadas por alguns grupos de operações especiais para auxiliá-los em seus processos de tomadas de decisões: o Ciclo Observar, Orientar, Decidir e Agir (OODA), de John Boyd; e a Teoria da Operações Especiais, de William McRaven.

Os dois volumes estarão à venda no local. O Vol. 1 também pode ser adquirido aqui, e o Vol. 2, aqui.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Anotações sobre a Doutrina Policial – Balística”
Data: 26/12/2019
Horário: 17h
Local: Bierfass do Pontão do Lago Sul – Brasília

 

Filiação