11/11/19 - Lançamento do livro "Toda a Poesia Vol. II"

Da Comunicação Sinpol-DF

A noite da última segunda, 11, foi de realização para o policial civil aposentado Jorge Luiz Teixeira, conhecido como “Montanha”. Foi quando ocorreu o lançamento da coletânea “Toda a Poesia Vol. II”, que ele assina junto a onze escritores.

O agente de polícia contribuiu com cinco poesias inspiradas na esposa Wilma, que durante toda a vida, desde a época do namoro, recebia essas declarações do marido. Ela faleceu há cerca de cinco anos, mas ainda teve a chance de ouvir os poemas publicado no primeiro volume da obra – lançado em 2014.

“Eu sempre gostei de cantar, de rimar e de usar a poesia como forma de conquista”, revela Montanha. “Era uma maneira de poder agradar minha esposa, de compartilhar meu sentimento. E mesmo agora, ela continua sendo minha musa inspiradora”, acrescenta.

Assim como o anterior, este livro é uma edição da Academia Aguaslindense de Letras (Aletras), da qual Montanha é um dos imortais. A coletânea é uma estratégia da instituição literária para que os membros tenham a oportunidade de participar de uma publicação dividindo os elevados custos de produção.

“Eu sempre acreditei muito naquela máxima de que o homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Os filhos eu tenho, a árvore eu já plantei e o livro já está lançado, agora no segundo exemplar”, comemora o policial escritor. “O sentimento é de realização. É um sonho concretizado”, garante.

APOIO

Presentes no evento de lançamento, os diretores de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF, José Carlos Saraiva e Sueli de Barros, parabenizaram o colega ressaltando o papel do sindicato em valorizar as diversas iniciativas dos policiais civis.

“Nosso propósito é, sempre que possível, estarmos ao lado dos nossos colegas, não só na vida profissional, como na particular para que esse vínculo não seja perdido, sobretudo quando estão aposentados”, ressalta Saraiva.

“Essa valorização do trabalho dos colegas é algo muito importante para nós e ficamos muito felizes em poder prestigiar o Montanha, que é alguém que está sempre próximo, participa de praticamente todos eventos que promovemos no Sinpolzinho”, lembra Sueli.

PROJETOS

Além de “Toda a Poesia Vol. II”, na mesma ocasião, ocorreu o lançamento de “Toda a Prosa Vol. II”. Enquanto o primeiro homenageia o cantor Renato Russo, o segundo faz homenagem ao poeta Ferreira Gullar. Ambos são patronos da Academia Aguaslindense, com as cadeiras 3 e 12, respectivamente.

O lançamento contou ainda com a participação da professora Carminha Manfredini, mãe de Renato Russo e também integrante da Academia Aguaslindense de Letras. “Eu fico muito feliz com esse reconhecimento, porque ele realmente deixou um belo trabalho. Essas homenagens me gratificam muito”, afirma a agora autora publicada.

Carminha participou do livro de prosas – sua primeira publicação. Agora, ela revela a intenção de continuar produzindo e a expectativa é de lançar em breve um livro sobre o filho. “Não será uma biografia, mas algo com um tom mais íntimo, familiar. Ele era muito brincalhão, aprontava muito, então, em cada capítulo, eu pretendo contar uma dessas histórias”, anuncia.

Da mesma forma, Montanha já planeja sua próxima publicação. “O trabalho na Polícia Civil rende muitas histórias e apesar de não podermos contar tudo, tem bastante coisa que pode ser contada e que, certamente, é muito interessante para público. Minha ideia é fazer um mesclado daquilo que vivi na instituição e lançar um livro individual”, anuncia o agente de polícia aposentado.

 

Filiação