Projeto integra ações da Policlínica para promoção da saúde mental dos policiais civis | Foto: Paulo Cabral/Arquivo Sinpol-DF

Da Comunicação Sinpol-DF

Começam na segunda, 7 de outubro, as atividades da primeira edição do Projeto Marte. Trata-se de uma iniciativa da Policlínica da Polícia Civil do DF (PCDF) com o objetivo de desenvolver habilidades emocionais para os homens levando-os a melhorar o desempenho pessoal e profissional.

Serão quatro encontros, sempre às segundas, nos dias 7, 14, 21 de outubro e 4 de novembro, das 9h às 12h. As inscrições e a participação são gratuitas, mas restritas aos policiais civis do DF, e devem ser efetivadas pelos telefones 99966-0577, com a policial civil Renata Barros, e 98156-0886, Daniele Curlim – ambas são master coah.

A dupla estará à frente do projeto junto com o chefe de Psicologia da Policlínica, Roberto Viñuales. Os quatro encontros ocorrerão no auditório do Instituto de Criminalística (IC) da PCDF. Os trabalhos serão executados mesclando workshops, aulas expositivas, dinâmicas, ferramentas de coaching e atividades lúdicas.

AUTOCONHECIMENTO

O processo envolve autoconhecimento, autodomínio e gestão das emoções, autorresponsabilidade, identificação e alinhamento de valores pessoais e institucionais, além de identificação das forças e talentos. 

“Nós vamos trabalhar para que, ao final das atividades, o policial civil saiba lidar melhor com as emoções dele e de quem ele se relaciona; queremos mostrar que buscando autoconhecimento, ele conseguirá obter equilíbrio em todos os aspectos da sua vida”, explica Renata.

Segundo ela, o projeto é derivado de outro, no mesmo formato, chamado “Bellona”, voltado às mulheres. O sucesso dele acabou repercutindo em toda a PCDF e despertou o interesse do público masculino.

“A iniciativa também integra as diversas ações que a Policlínica vem desenvolvendo para promover a saúde mental na Polícia. É algo necessário porque a rotina dos policiais civis é estressante; os servidores são muito demandados, dormem mal, comem mal e isso gera desgaste”, justifica Renata.

Cada turma tem 15 vagas. Para se matricular, basta informar o nome e a matrícula na PCDF. 

Filiação