06.10.19 - Ato na cerimônia de substituição da Bandeira Nacional

Da Comunicação Sinpol-DF

Cerca de 200 policiais civis acompanharam na manhã deste domingo, 6, a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes. O grupo, convocado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), fez um ato pacífico e ordeiro com o objetivo de reiterar o pleito da recomposição salarial ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Inicialmente, os dois chefes do Executivo federal e distrital, respectivamente, acompanhariam a solenidade. Por isso, os policiais civis começaram a chegar por volta das 8h da manhã (a solenidade estava marcada para às 10h), para garantir os melhores lugares junto ao público – sobretudo, a fim de ganhar visibilidade na multidão – e enviar a mensagem a ambos.

O grupo levou diversas faixas com mensagens de apoio a Bolsonaro, não só cumprimentando-o pelo retorno ao trabalho após a mais recente cirurgia realizada e desejando plena recuperação, mas, também, reiterando o apelo para que ele assine a Medida Provisória com a proposta de recomposição salarial apresentada pelo Governo do DF.

As faixas também destacavam que a categoria é a única que está há mais de dez anos sem reajuste salarial e, por essa razão, acumula perdas salariais de mais de 50%.

Embora Bolsonaro e Ibaneis não tenham comparecido à cerimônia, o grupo expôs as faixas à população que acompanhava a solenidade e às autoridades presentes (o vice-governador, Paco Brito, estava entre elas). Em seguida, entoaram o hino nacional e o hino do policial civil do DF.

Apesar da ausência do governador e do presidente da República, Rodrigo Franco “Gaúcho”, presidente do Sinpol-DF, diz que a mobilização teve efeito positivo. Ele lembrou que o prazo estipulado para que a MP avançasse no governo federal, a aprovação da Reforma da Previdência, está perto de acabar, uma vez que a PEC já cumpre o rito no Senado Federal.

“Este é o marco da retomada das nossas mobilizações em defesa da nossa recomposição salarial. O número de policiais civis que compareceu foi excelente. Precisamos continuar unidos para as próximas mobilizações e atentos ao nosso pleito”, afirmou.

Filiação