Diretoria espera que o GDF cumpra compromisso com a saúde dos policiais civis (Fotos: Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sinpol-DF participou, na tarde desta sexta, 20, de uma reunião na Direção Geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para discutir a implementação de plano de saúde para os servidores públicos distritais. Assim como ao restante do funcionalismo, a adesão será disponibilizada aos policiais civis.

Segundo o presidente do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Público do DF (Inas-DF), Ricardo Perez, presente no encontro, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende ter o plano de saúde já em funcionamento até o fim deste ano. Até lá, serão finalizados os convênios para que os servidores possam ser atendidos em hospitais, clínicas e laboratórios de todo o DF.

O Inas administrará o plano, que deve funcionar por autogestão pública. Com isso o controle de preço será feito pelo próprio Instituto – sem que esteja sujeito aos índices aprovados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Segundo o governo, a estimativa é que os preços sejam entre 20% e 30% mais baixos do que planos similares disponíveis no mercado.

O modelo proposto também prevê coparticipação, em que parte dos custos será bancada pelo Executivo, mas o titular também deverá arcar com uma taxa de uso a ser descontada em folha. Todos os policiais civis do DF, ativos e inativos, poderão aderir ao plano, que também permite a inclusão de dependentes – cônjuge e filhos até 21 anos, ou 24 anos enquanto forem universitários.

Para Sinpol-DF, a atenção à saúde física e mental dos policiais civis precisa ser desburocratizada, universalizada, de qualidade e de baixo custo, cabendo ao governo o maior investimento do projeto. Foi essa defesa feita pela diretoria na reunião – Rodrigo Franco “Gaúcho”, Paulo Roberto, Alex Galvão e José Carlos Saraiva, representaram a entidade.

Esse pleito de um plano de saúde custeado pelo GDF é uma demanda reivindicada desde que esta diretoria assumiu o Sinpol, em 2014.

Também participaram do encontro o subscretário de Relações Institucionais do GDF, Valteni Souza, o diretor-geral adjunto da PCDF, Benito Tiezzi, o chefe da Assessoria da Direção-Geral, Sérgio Henrique Morais, o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Fernando Cesar de Souza e o chefe da Assessoria De Gestão Estratégica (AGE), José Werick de Carvalho, além do presidente do Sindepo, Rafael de Sá Sampaio.

Filiação