Faixas nas DPs expõem prejuízos da Reforma da Previdência

Da Comunicação Sinpol-DF

Desde o início da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/19, o Sinpol-DF tem, de diversas formas, exposto aos parlamentares e à opinião pública o quanto a Reforma da Previdência, nos moldes atuais, prejudicará à Segurança Pública. Entre as ações, nesta quarta, 12, o sindicato colocou faixas em frente a todas as unidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Além do Complexo da PCDF, cada uma das delegacias especializadas e circunscricionais espalhadas por todo o DF conta, agora, com uma faixa em defesa dos policiais brasileiros frente à reforma. A ideia é deixar clara para a população a indignação desses profissionais com o texto proposto pelo governo federal.

A estratégia é realizada em conjunto com a União dos Policiais do Brasil (UPB), que congrega dezenas de outras entidades de classe que representam os trabalhadores da Segurança Pública (associações, sindicatos, federações e confederações). O grupo também tem realizado um trabalho de articulação frequente e direta no Congresso Nacional – reivindicando uma reforma mais justa para os trabalhadores policiais.

Atualmente, a PEC ignora as peculiaridades do trabalho policial, como atividade de risco e dedicação exclusiva. Além disso, diferentemente dos demais trabalhadores, os policiais não têm direito a adicional noturno, hora extra, fundo de garantia ou mesmo à greve – conforme decisão de 2017 do Supremo Tribunal Federal (STF). Por tudo isso, cobram critérios diferenciados de aposentadoria – assim como proposto aos militares.