Aposentado lança livro sobre Abandono Afetivo nesta sexta, 31

Livro será lançado nesta sexta, 31, em Brasília (Imagem: Divulgação)

Da Comunicação Sinpol-DF

“Mãe, cadê meu pai?”, é uma frase ilustra a vida de milhões de crianças em todo o país que sequer têm o nome do pai no certidão de nascimento, ou mesmo quando o tem, não há qualquer relação. Trata-se do abandono afetivo, termo para definir a omissão de cuidado, de criação, de educação, de companhia e de assistência moral, psíquica e social que o pai e a mãe devem ao filho quando criança ou adolescente.

É este também o título do terceiro livro do agente de polícia aposentado Charles Bicca, que há oito anos criou uma comunidade virtual onde, diariamente, acolhe, orienta e dialoga, com mães e filhos vitimados pela ausência do pai.

“Mãe, cadê meu pai?” é, justamente, baseado em toda essa vivência. O lançamento ocorre nesta sexta, 31, a partir das 18h30, no restaurante Carpe Diem (CLS 104, Bloco C).

Em uma linguagem menos técnica e mais acessível ao leitor, a obra está dividida em três partes principais: na primeira, Charles descreve um pouco da história do Movimento Abandono Afetivo, a busca de soluções para o abandono de filhos no Brasil, o forte impacto do abandono na vida dos filhos e o seu alto custo social.

Na segunda parte, o autor traz oito histórias reais de abandono, selecionadas no grupo Abandono Afetivo. Uma experiência inédita, para tirar da invisibilidade essas pessoas e levar o leitor a compartilhar junto com elas um pouco desse triste flagelo social.

Na terceira, ele aborda os programas de combate ao abandono, legislação, projetos, algumas possíveis soluções e traz uma conversa final, com pais e mães, sobre paternidade responsável e, principalmente, sobre o que podemos fazer para ajudar essas crianças e adolescentes.

Charles Bicca comenta que esse livro “é uma oportunidade de dar voz às famílias que sofrem as consequências do abandono, mas também um convite à esperança e solidariedade, para provocar as mudanças necessárias, tanto sobre o contexto jurídico, mas reforçar a urgência da paternidade responsável”.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do livro “Mãe: cadê meu pai”, de Charles Bicca
Data: 31/05
Horário: 18h30
Local: Restaurante Carpe Diem (CLS 104, Bloco C, Brasília-DF)
Informações: www.abandonoafetivo.org