UPB tem realizado reunião periódicas para avaliar ações e definir novas estratégias quanto à PEC 06 (Foto: Arnon Gonçalves/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Representantes das entidades que compõem a União dos Policiais do Brasil (UPB) voltaram a se reunir na tarde desta quinta, 4, para alinhar as próximas ações em defesa dos servidores da Segurança Pública – face à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, que institui a Reforma da Previdência.

Entre as entidades presentes, o Sinpol-DF foi representado pela diretora de Assuntos Sindicais, Marcele Alcântara, que também é diretora de Assuntos da Mulher Policial da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).

No início do encontro, os participantes avaliaram as manifestações realizadas, na última terça, 2, em diversos aeroportos do país. O Sinpol-DF participou do ato em Brasília, focado na recepção dos deputados federais e senadores – em meio à articulação para que o texto da reforma respeite às especificidades das carreiras policiais, como ocorreu com os militares.

Marcele Alcântara representou o Sinpol-DF no encontro com demais entidades da UPB (Foto: Arquivo Pessoal)

O foco da reunião, no entanto, foram os próximos passos da UPB no sentido de informar parlamentares, imprensa e a própria sociedade sobre os perigos da PEC 06 para a Segurança Pública brasileira. Duas dessas estratégias serão realizadas na próxima quarta, 10.

Durante toda a manhã, na Câmara dos Deputados, os representantes de classe farão um mutirão de visitas aos gabinetes. Além da preservação da atividade de risco policial no texto constitucional, eles deverão expor aos parlamentares a necessidade de manutenção da integralidade e paridade para todos os policiais, da pensão integral no caso de morte de policial em serviço ou em função dele e da diferenciação do tempo de serviço entre homens e mulheres policiais.

Atualmente, o texto da PEC ignora esses direitos, apesar de os policiais, assim como os militares, não terem direito a adicional noturno, hora extra, fundo de garantia ou greve. É com essa mesma tônica que, ainda na quarta e também na Câmara dos Deputados, a UPB realizará uma coletiva de impressa. Aberta a todos os veículos de comunicação, a ação ocorrerá, às 14h, no saguão de entrada do Anexo 2 da Casa.

A UPB é integrada pelo Sinpol-DF, Sindepol-DF, Sindipol-DF, FenaPRF, Fepanef, Fenadepol, CONGM, Cobrapol, Centrapol, APCF, Ansef, ANEPF, ADPF, Ampol, Abrapol e ABC.

Filiação