Servidores de destaque foram homenageados na solenidade, que ocorreu no auditório da Direção Geral (Fotos: Arnon Gonçalves)

Da Comunicação Sinpol-DF

A tarde desta segunda, 8, foi de reconhecimento e celebração para dezenas de peritos médico-legistas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Em sessão solene realizada pelo Sinpol-DF, em parceria com o deputado distrital, e também policial civil, Claudio Abrantes (PDT), os profissionais foram homenageados pelo Dia do Médico Legista, comemorado no dia anterior, o domingo 7.

Os nomes foram indicados pelo gabinete do parlamentar e pela própria categoria – através do Sinpol-DF e da Associação Brasiliense de Medicina Legal (ABrML) – todos selecionados pelo histórico profissional de destaque. Além de um certificado oferecido pelo sindicato aos servidores de sua base, os homenageados também receberam uma menção honrosa da Câmara Legislativa.

Os nomes indicados receberam certificado do Sinpol-DF e menção honrosa da Câmara Legislativa

“É motivo de orgulho saber que fazemos parte de uma polícia de excelência e nada mais justo do que celebrar e homenagear aqueles profissionais que se dedicam tanto à nossa instituição”, destacou o deputado Claudio Abrantes. “E os nossos médicos legistas exemplificam bem isso. São servidores que fazem um trabalho de ponta, inclusive levando sua expertise para outros estados em momentos de necessidade”, acrescentou.

“Termos esses profissionais no Distrito Federal é uma honra para toda a população brasiliense e eu fico muito feliz em poder fazer esse reconhecimento”, assegurou Claudio. Ainda em seu discurso de abertura, o parlamentar e líder governo na Câmara Legislativa do DF (CLDF) agradeceu a parceria com o sindicato e ressaltou que “a sessão solene é proposta com o objetivo de valorizar e manter acesa a chama de fazer o nosso trabalho com excelência e qualidade”.

Vice-presidente do Sinpol-DF, Paulo Roberto falou do orgulho do sindicato em representar a categoria

“Nós temos orgulho de representar uma categoria expressiva da Polícia Civil que, mesmo com poucos recursos, tem feito um trabalho exemplar. Mesmo com um efetivo reduzido, mas graças à dedicação, tem se sobressaído sempre”, pontuou o vice-presidente do Sinpol-DF, Paulo Roberto. Ele afirmou, ainda, que “os peritos médico-legistas são um exemplo dentro da instituição” e foi corroborado pelo presidente do sindicato, Rodrigo Franco “Gaúcho”, que, por sua vez, colocou que “é um orgulho trabalhar aos lado de vocês”.

QUALIDADE

O orgulho também foi tônica do discurso do presidente da ABrML, Rafael Souza Maurmo, lembrando que, no ano de 2017, em meio a mais de 50 mil atendimentos, os perito médico-legistas receberam apenas três reclamações na Ouvidoria da instituição.

Todos os integrantes da mesa destacaram a qualidade do trabalho realizado pelos peritos médico-legistas da PCDF

Já o diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Raimundo Cleverlande, ressaltou o respeito aos prazos legais como uma das grandes marcas da atuação desses profissionais no DF – diferentemente do que costuma ocorrer em outros estados.

Nesse sentido, Márcia Cristina, diretoria do Instituto de Medicina Legal (IML), afirmou que “é preciso reconhecer que os peritos médico-legistas de Brasília reúnem as melhores qualidades que se espera deles: competência, ética, compromisso com a verdade e com seu trabalho em prol da sociedade”.

RECONHECIMENTO

Gratidão e renovação dos ânimos foi a tônica entre as pessoas homenageadas

Entre os homenageados, o sentido foi de gratidão. “Nós agradecemos muito essa iniciativa, que valoriza o trabalho do perito médico-legista, seja no Instituto de Medicina Legal, no Instituto de Pesquisa de DNA Forense e na Policlínica. É um trabalho muito importante para a Polícia Civil, para a Justiça e, acima de tudo, para a sociedade, que tanto precisa”, reconheceu Samuel Teixeira, perito médico-legista e diretor do IPDNA.

“Esse tipo de homenagem, além de nos dar um bom ânimo, faz com que nos sintamos participativos da cidade em que trabalhamos”, colocou a perita médico-legista aposentada Aurea Cherulli. Para o médico Malthus Galvão, “receber uma homenagem como essa pelos nossos trabalhos é um incentivo para que possamos, a cada dia, enfrentar tudo que vem pela frente. É uma rotina muito pesada e esse estímulo é um combustível a mais para servirmos a sociedade”, finalizou.

 

Filiação