Sinpol-DF e representantes de categorias policiais de todo o Brasil participaram da ação (Fotos: Arnon Gonçalves/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Diretores do Sinpol-DF e representantes de outras entidades que compõem a União dos Policiais do Brasil (UPB) estiveram durante toda esta quarta, 10, na Câmara dos Deputados. Lá, eles realizaram um grande trabalho de articulação em prol da aposentadoria policial frente à Reforma da Previdência.

Na ação, o Sinpol-DF foi representado pelo presidente da entidade, Rodrigo Franco “Gaúcho” e pelos diretores Alex Galvão, Marcele Alcântara, Elcimar Nunes e José Carlos Saraiva.

Os policiais apresentaram ao parlamentares os motivos tornam justa a definição de critérios específicos para a categoria

Divididos em grupos, os policiais visitaram, durante a manhã, dezenas de gabinetes, explicando aos parlamentares que a defesa de critérios diferenciados de aposentadoria não é baseada em privilégios, mas no respeito às peculiaridades da atividade policial.

Os integrantes da UPB distribuíram um folder e uma cartilha expondo que, além do maior risco de ser vítima da violência, o servidor policial tem uma maior predisposição a doenças físicas (osteomusculares, digestivas e cardiovasculares) e doenças mentais e comportamentais – com, inclusive, cinco vezes mais chances de cometer suicídio, quando comparado aos demais trabalhadores.

Além da visita a dezenas de gabinetes, diversos deputados foram abordados nos corredores da Casa

COBRANÇA

Foi, principalmente, colocado aos deputados que, assim como os militares, os demais policiais realizam atividade de risco, têm dedicação exclusiva e não têm direito a adicional noturno, hora extra, fundo de garantia ou greve.

Também se ressaltou, por outro lado, que, apesar dessas similaridades, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019 promove um tratamento desigual entre as forças de Segurança Pública – já que os militares deverão contar com um regime diferenciado.

Diretores do Sinpol-DF acompanharam as ações da UPB durante todo o dia

À tarde, os policiais continuaram na Câmara, onde realizaram um ato pacífico em que colocaram publicamente da decepção com o tratamento dispensado pela PEC 06 aos operadores de Segurança Pública. Em resposta à manifestação, a líder do governo no Congresso Nacional, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ouviu o grupo e aceitou recebê-lo nesta quinta, 11.

Mais cedo, na própria quinta, os integrantes da UPB se reunirão para elencar cada uma das propostas de emenda ao texto da PEC. Em seguida, irão novamente à Câmara para entregá-las à líder do governo, que se comprometeu a apresentá-las à equipe econômica do governo federal.

Filiação