Diretores de diferentes pastas representaram o sindicato na reunião (Foto: Arquivo Pessoal)

Da Diretoria Executiva

Dirigentes do Sinpol-DF reuniram-se nesta segunda, 7, com a Direção Geral (DG) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Diversos assuntos de interesse da categoria foram discutidos no encontro, que marca a retomada do diálogo entre o sindicato e a instituição policial.

No início da reunião, a diretoria do Sinpol-DF parabenizou o diretor-geral, Robson Cândido, e o diretor-geral-adjunto, Benito Tiezi, pontuando o desejo comum entre os policiais civis de que a gestão seja marcada pelo resgate da PCDF e a valorização de seus servidores.

Tomando a centralidade das discussões, a paridade entre os vencimentos da Polícia Civil do DF e a Polícia Federal (PF) foi cobrada pelo sindicato – apresentada como demanda principal dos policiais civis. Na ocasião, o diretor-geral afirmou que o governador Ibaneis Rocha ratificou o compromisso de pagar a paridade salarial, mas ainda será construída uma proposta efetiva.

Encontro com os novos gestores ocorreu no prédio da Direção Geral

Sobre o serviço voluntário, foi informado que serão pagos R$ 50,00 para cada hora de serviço e que, por ter caráter indenizatório, não incidirão descontos sobre o benefício.

Acerca do aproveitamento dos aposentados para trabalharem na atividade-meio, a PCDF sugeriu o valor de um DF-14, que hoje é de R$2.937,71. Nesse caso, entretanto, haverá a incidência de Contribuição Previdenciária e do Imposto de Renda. 

A Direção Geral afirmou também que, neste momento, a intenção é de que sejam chamados cem aposentados, com até cinco anos de aposentadoria. Para isso, deverá ser feita uma seleção e os critérios específicos ainda serão anunciados.

Robson Cândido informou, ainda, que a PCDF irá comprar 400 viaturas, além de novos coletes para serem utilizados pelos policiais como equipamento individual.

O Sinpol-DF ressalta que manterá os esforços de articulação para que o pior momento de desvalorização da categoria e evidente sucateamento da instituição seja superado. Destaca também que, como maior pleito dos policiais civis, a paridade permanece como foco principal de atuação da entidade.

Filiação