Reunião com a Direção Geral foi a segunda da semana (Foto: Arquivo Pessoal)

Da Diretoria Sinpol-DF

Além de acompanhar o lançamento do programa SOS Brasília, ao lado do governador Ibaneis Rocha (MDB) e se reunir com o secretário de Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, nesta sexta, 11, a diretoria do Sinpol-DF também foi recebida pela Direção Geral (DG) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Participaram do encontro os diretores geral e adjunto da PCDF, Robson Cândido e Benito Tiezi, além do diretor do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC), Jeferson Lisboa Gimenez. Foi a segunda reunião da semana.

Os representantes da instituição e da categoria trataram, sobretudo, da abertura dos plantões da 11ª Delegacia de Polícia (DP), do Núcleo Bandeirante, e da 19ª DP, de Ceilândia. Na oportunidade, Robson Cândido afirmou que os plantões dessas delegacias não ficarão com menos de quatro policiais civis em cada equipe.

A diretoria do sindicato entende que, para o funcionamento ideal dos plantões nas delegacias, é necessário que as equipes estejam sempre completas – com agentes, escrivães e delegados.

Outra questão tratada na reunião foi o lançamento, por parte da Polícia Civil, das Medidas Protetivas de Urgência no Processo Judicial Eletrônico (PJe) do site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Os dirigentes sindicais questionaram a realização desse trabalho pelas equipes dos plantões – que já estão sobrecarregadas. A direção da PCDF se comprometeu, então, em encontrar uma solução para que esses lançamentos deixem de ser realizados nos plantões.

Ainda na reunião, o diretor-geral falou sobre a aquisição de novas armas de fogo e solicitou ao Sinpol-DF que fosse pesquisado, junto à base, o calibre ideal das armas para uso na instituição: 9mm ou .40. A enquete já está no ar e recebe respostas até a próxima sexta, 18.

A direção da PCDF também ratificou aos representantes da categoria que os coletes balísticos serão distribuídos aos policiais – passando a ser de uso individual e acautelados a cada policial civil.

A diretoria do Sinpol-DF ressalta que, neste momento, tem visto uma grande disposição da nova gestão da PCDF na busca pelo o diálogo com as entidades sindicais, governo e toda a sociedade, visando resolver os problemas dos policiais civis e da instituição.

Filiação