Categoria acompanhou a votação, que se estendeu por toda a tarde e adentrou a noite (Fotos: Arnon Gonçalves/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Convocados pelo Sinpol-DF, os policiais civis compareceram na tarde desta quinta, 24, à Sessão Extraordinária da Câmara Legislativa do DF (CLDF) para a votação do Projeto de Lei (PL) n° 02/19, que institui o serviço voluntário na Polícia Civil do DF (PCDF).

Diretoria acompanhou a sessão no auditório

O PL só foi votado por volta das 22h, pois a votação do PL da Saúde se estendeu durante toda a tarde. No primeiro turno, o projeto foi aprovado por unanimidade pelos 22 deputados presentes e passou com a mesma folga por todas as comissões. Em segundo turno, o resultado se repetiu.

Reinvidicação antiga da categoria e defendida pelo Sinpol-DF, a medida é uma maneira de indenizar os policiais civis pelas horas extraordinárias de trabalho; além disso, possibilitará a reabertura das delegacias fechadas no governo passado.

Outra parte da diretoria do sindicato acompanhou a votação do Plenário

BENEFÍCIO

Na discussão do projeto, o deputado Claudio Abrantes (PDT), líder do governo na CLDF, lembrou que esse era um desejo antigo da categoria. “Nós estamos ligando apenas à abertura das delegacias, mas há diversas ações que poderiam ser remuneradas como serviço voluntário, como as operações, pois o policial sai de casa sem hora pra voltar e não recebe hora extra”, destacou.

Abrantes, que também é policial civil, comemorou ainda a iniciativa, porque, segundo ele, “depois de mais de uma década, pela primeira vez está chegando um PL que beneficia a categoria”.

Anderson Torres, secretário de Segurança Pública, também esteve na CLDF

Reginaldo Sardinha (Avante), também oriundo da PCDF, foi ainda relator do PL na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e manifestou orgulho em votar a matéria em benefício da categoria.

“É muito importante, pra mim, nesta minha primeira sessão, ajudar a quem me sustentou e deu o pão pra minha família durante 20 anos; uma instituição que ficou por nove anos abandonada”, pontuou.

Sardinha ressaltou, contudo, que além do serviço voluntário, a categoria espera a concessão da paridade. “Essa paridade, poucos sabem, é histórica, nasceu quando nasceram as polícias. Tenho certeza que Ibaneis cumprirá a promessa de campanha”, ponderou.

Reginaldo Sardinha, distrital que também é policial civil, reiterou promessa da paridade

CONCURSO

Os deputados Robério Negreiros (PSD), Reginaldo Veras (PDT), Chico Vigilante (PT), Leandro Grass (Rede), Fábio Félix (PSOL), Iolando Almeida (PSC), Roosevelt Vilela (PSB) e Jorge Viana (Podemos) tomaram a palavra para se manifestar sobre a importância da medida para a reabertura das delegacias e o restabelecimento do atendimento à população; Chico Vigilante, Fábio Félix e Reginaldo Veras, inclusive, cobraram também a realização de novos concursos por considerarem o serviço voluntário um paliativo ao problema do déficit no efetivo da PCDF.

Vice-governador do DF, Paco Britto, também acompanhou a sessão

Para a diretoria do Sinpol-DF, a concessão do serviço voluntário representa um avanço e faz justiça à categoria policial civil, pois outros órgãos já recebem o benefício a título de indenização por atividades extraordinárias.

O sindicato aguarda, contudo, para a próxima semana, o avanço na solução da recomposição salarial e recuperação da paridade salarial. O sindicato está trabalhando diariamente em prol do reajuste e em diálogo permanente com a direção da PCDF e o secretário de segurança, juntando esforços para que o questão salarial seja resolvida.

Filiação