Em média, aconteceram seis furtos e quatro roubos por hora

Da Comunicação Sinpol-DF

De acordo com um balanço divulgado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) nesta segunda, 10, entre a última sexta, 7, e domingo, 9, dez pessoas foram vítimas de estupro na capital federal. Foi registrada, ainda, uma tentativa do mesmo crime no período.

Houve, ainda, nove atentados contra a vida: um latrocínio e um homicídio consumados e um latrocínio e seis homicídios tentados.

Continua chamando a atenção o número de roubos: foram mais de quatro por hora, em média. Entre os tipos, destaca-se o roubo a pedestre com 217 registros. Os roubos com restrição de liberdade, também conhecido como “sequestro relâmpago”, somaram quatro ocorrências. Roubos em parada de ônibus, de veículos e em transporte coletivo totalizaram, respectivamente, 28, 17 e 10 registros. Confira os números detalhados ao fim do texto.

No fim de semana foram registradas, ainda, 94 ocorrências de estelionato. Somados em seus diversos tipos, os furtos totalizaram 469 registros – mais de seis casos por hora, em média. Os furtos de celulares somaram 100 ocorrências. Furtos em interior de veículo somaram 79 casos e furtos de veículos, 58.

Os números, contudo, podem ser bem maiores, sobretudo porque 15 delegacias deixaram de funcionar à noite e aos fins de semana durante a gestão do governador Rodrigo Rollemberg – um feito inédito na história de Brasília. Assim, a sensação de insegurança nas ruas aumenta.

Além disso, a Polícia Civil do DF (PCDF) enfrenta a maior defasagem de pessoal de que se já teve notícia, o que decorre numa sobrecarga de trabalho e gera impacto direto nas investigações. “Quando a Polícia Civil é sucateada, o resultado é impunidade. Os crimes não são investigados em razão dessa série de problemas e o autor continua nas ruas, praticando. É um ciclo vicioso em que a sociedade continua refém do crime”, destaca o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco.

 

Ocorrências registradas entre 07 e 09/12/18
Tipo
Homicídio (tentativa) 06
Homicídio (consumado) 01
Latrocínio (consumado) 01
Latrocínio (tentativa) 01
Estupro (tentativa) 01
Estupro (consumado) 10
Roubo a pedestre 217
Roubo em parada de ônibus 28
Roubo de veículo 17
Roubos diversos 12
Roubo em transporte coletivo 10
Roubo a comércio 09
Roubo em residência 05
Roubo com restrição de liberdade 04
Roubo em posto de combustível 04
Roubos diversos 12
Estelionato 94
Furto de celular 100
Furto em interior de veículo 79
Furto de veículos 58
Furto em comércio 28
Furto a pedestres 27
Furto de placas veiculares 06
Furtos em escolas 04
Furtos diversos 167

Filiação