Pesquisa do sindicato indica que categoria quer participar da indicação de lista tríplice (Fotos: Paulo Cabral/Arquivo Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) na última sexta, 26, confirma que o sentimento, entre a base, corresponde ao posicionamento divulgado pela entidade na semana passada quanto à escolha do novo diretor-geral da Polícia Civil do DF (PCDF): 90,1% acredita que toda a categoria deve participar do processo de indicação da lista tríplice a ser encaminhada ao governador eleito Ibaneis Rocha (PMDB).

Além disso, 89,7% responderam que desejam participar do processo de indicação de uma lista a ser encaminhada pelo Sinpol-DF.

A pesquisa ouviu 1.473 policiais, até às 17h desta segunda-feira, 29. Desse total, 75,1% são do cargo de agente de polícia, 9,7% são escrivães, 7,6% agentes policiais de custódia, 3,5% papiloscopistas, 2,2% delegados, 1,5% são peritos criminais e 0,5% peritos médico-legistas.

Os policiais civis com mais tempo de serviço correspondem à maioria dos que preencheram o formulário: 26% integram a instituição a até 20 anos; 11,5% há até 25 e 23% há mais de 25 anos. Aqueles que têm até cinco anos de serviço correspondem a 18,2% do universo de entrevistados. Policiais civis com até 10 anos na corporação correspondem a 8,2% e os que têm até 15 anos correspondem a 13,2% dos que responderam à pesquisa.

AVALIAÇÃO

O sindicato também perguntou se a categoria é favorável a um mandato fixo de dois anos, prorrogáveis por mais dois, para o cargo de diretor-geral da PCDF: 81,3% concordaram. A proposta, ainda que amplamente aceita pelos policiais civis, precisa ser regulamentada por lei.

Quase que a totalidade dos policiais civis – 98,2% – também acredita que o diretor-geral deve defender, de forma concreta e inequívoca, a recomposição salarial da categoria, que ao longo de nove anos já acumula 60% de perdas inflacionárias. Percentual semelhante – 98,3% – defende que o novo diretor precisa manter uma boa relação com a categoria.

A atual gestão da PCDF, por outro lado, foi reprovada por 91,2% dos policiais civis (70,8% consideram “péssima” e 20,4%, “ruim”). Apenas 8,8% consideram a administração do diretor-geral Eric Seba como “ótima”, “boa” ou “razoável”.

PLEITOS

O Sinpol-DF também mensurou com os policiais civis quais os outros pleitos, além da recomposição das perdas salariais e da assistência à saúde – itens prioritários, que precisam ser incorporados às propostas dos candidatos a diretor-geral.

Nesse quesito da pesquisa, os policiais civis eram instruídos a avaliar, com uma nota de 0 a 5, qual a importância de cada reivindicação (0 correspondendo a “Pouco Importante” e 5 “Muito Importante”).

Considerando os percentuais de “Muito Importante”, a lista de reivindicações fica assim: Aumento do Efetivo (90%), Majoração do Auxílio-Alimentação (87,8%), atualização das Atribuições dos Cargos (83,6%), “Pagamento das licença-prêmio em pecúnia (Muito Importante para 81,2%), “Auxílio por serviço voluntário” (78,9%), “Regulamentação do sobreaviso” (77,4%), “Auxílio-moradia (77,4%), “Regulamentação das licença-capacitação (77,1%), “Meritocracia” (76,7%), “Banco de Horas” (75,7%), “Regulamentação do uso da PCDF no Congresso Nacional” (72,9%), “Normatização de procedimentos” (Muito importante para 72,7%), “Escola para dependentes (72%), “Concurso de Remoção” (70,5%), “Auxílio-uniforme” (66,9%), “Reabertura das Delegacias” (65,6%), “Inauguração de Novas unidades” (35,6%) e “Criação os Núcleos de Investigação” (12,2%).

ESCOLHA

Os resultados da pesquisa ilustram, mais uma vez, a grande insatisfação dos policiais civis com a atual gestão da Polícia Civil, impulsionada, principalmente pela ausência de uma defesa institucional durante o embate travado com a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB) pela manutenção da paridade com a PF.

A pesquisa também indica que a categoria deseja ser ouvida para a escolha do próximo diretor-geral, uma maneira de tentar evitar que o clima de animosidade que se instaurou na instituição nos últimos anos não se repita.

Filiação