Da Comunicação Sinpol-DF

Com família e colegas, Eduardo Xavier exibe o certificado de agradecimento do Sinpol-DF (Fotos: Heloísa Abreu/Sinpol-DF)

Na tarde da última quinta, 16, foi realizada mais uma visita do projeto “Sinpol em Casa”. A cada encontro, o sindicato busca promover a integração de policiais civis aposentados, principalmente os mais antigos. E esta foi a vez do agente de polícia Eduardo Xavier, 78.

Xaxá, como é conhecido, atuou na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por 28 anos e está aposentado há outros 28.

Inicialmente integrante da antiga Guarda Especial de Brasília (GEB), ele atuou desde os anos em que a instituição ainda estava se firmando e se aposentou deixando para trás um órgão de referência nacional.

Policial civil foi homenageado pelos anos dedicados à Segurança Pública do DF

Segundo Sueli de Barros, diretora-adjunta de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF, foi a necessidade de reconhecimento por esses anos de serviço que levaram a escolha do Sr. Xavier para a visita. Na oportunidade, ele recebeu um broche e um certificado de agradecimento do sindicato, além de uma réplica em miniatura de uma viatura da PCDF.

“Nos últimos anos, a Polícia Civil tem sido cada vez menos valorizada, mas não foi sempre assim. Ela era uma instituição extremamente respeitada e muito do que ainda nos resta é fruto do trabalho feito por policiais como você”, elogiou Sueli.

Em destaque, o companheirismo de José Marinho e Xaxá, que serviram juntos durante vários anos

“Falando também em nome dos demais policiais, eu reconheço o quanto você e outros tantos da sua época, foram importantes para a construção da nossa Polícia”, acrescentou a diretora.

Na mesma linha, falou também o diretor de Assuntos Sindicais-adjunto do Sinpol-DF, Jackson Dantas. “Você está sendo homenageado porque nós temos um carinho muito grande pelos colegas que fizeram a nossa história. Eu fico muito orgulhoso de conhecer pessoas como você, que foram as nossas bases, que nos serviram de espelho”, reconheceu.

RESGATE

Xavier exibe com orgulho a carteirinha da época da GEB

Além dos diretores do sindicato, a visita contou, ainda, com a presença de outros colegas policiais, como os agentes de polícia aposentados Alvino Oliveira, presença constante no projeto “Sinpol Em Casa” e Hernandes Luiz de Souza, que participou pela primeira vez da iniciativa.

“É ótimo que o sindicato tenha esse cuidado porque é bastante comum que os policiais acabem se afastando depois da aposentadoria e vivam em mundo à parte. Esse resgate é muito bom”, pontuou Hernandes, que também integra o Conselho Fiscal da entidade.

Outro que também participou do momento foi policial civil gebiano José Marinho Leite, que trabalhou com Xaxá durante muitos anos – desde a época da GEB e, depois, na 12ª Delegacia de Polícia (DP), em Taguatinga Centro, e até no Complexo da Papuda.

Além dessas lotações, Xavier atuou ainda na 17ª, em Taguatinga Norte, e em diversas delegacias especializadas. Nascido em Minas Gerais, ele se mudou para Brasília aos 19 anos e se tornou policial aos 22. Hoje, aos 78, tem nove filhos, 13 netos e nove bisnetos. Apesar da idade, continua ativo e mantém intactas na memória as lembranças do tempo de atividade.

“É muito bom conversar com colegas e recordar tanta coisa que vivemos juntos na Polícia”, afirma Xaxá. “Foi uma satisfação muito grande receber a visita do sindicato e dos demais colegas aqui. É muito bom sentir esse apoio e eu agradeço de coração”, ressaltou.

 

Filiação