Nesta quinta, 10, ocorrerá em Brasília o lançamento do livro “Pessoas & Psicologias”, escrito, em coautoria, pela policial civil Cristiane Ramos. A agente de polícia e neuropsicóloga participa da obra com o capítulo “Traumas mudam o cérebro: autorregulação com o apoio do Brainspotting”.

O evento, que será realizado às 19h na livraria Cultura do shopping Casa Park, iniciará com uma palestra de Cristiane e de Lucimara Batista, outra coautora do livro. Ambas falarão sobre como situações difíceis na vida, principalmente durante infância, podem se tornar traumáticas e gerar sintomas físicos e psíquicos. Ao fim, ocorrerá uma sessão de autógrafos.

Ainda no lançamento, será discutido como as revolucionárias terapias EMDR e Brainspotting podem auxiliar no tratamento dessas pessoas, de forma rápida e duradoura. Esse e outros temas são abordados no livro, que tem o intuito de esclarecer como diferentes áreas e abordagens – apresentadas por 20 psicólogos – podem auxiliar os pacientes.

A obra trata de assuntos como Psicologia Existencial, Transpessoal, Logoterapia, Psicodrama, Psicologia Organizacional e como as Psicoterapias tratam as múltiplas situações do cotidiano. As emoções e o que elas dizem sobre o indivíduo também são abordados no livro.

Psicossomática, obesidade e emagrecimento; Transtornos alimentares; Estresse no ambiente de trabalho; Como lidar com a ansiedade; Formação da mente social; Avaliação de perfil; Escolha profissional; Homoafetividade e famílias homoparentais; Relação terapêutica da Psicologia com a Equoterapia completam a lista de temas trazidos na obra.

BIOGRAFIA

Cristiane Ramos entrou na polícia em 2006, onde obteve experiência, sobretudo, em investigação de crimes de violência doméstica e familiar – tanto contra a mulher e quanto contra crianças e adolescentes. Além disso, atuou por seis anos como psicóloga na Policlínica da Polícia Civil, atendendo policiais em psicoterapia individual e de grupo, e participando de uma série de projetos interdisciplinares promovidos pela unidade.

A agente de polícia também atuou em situações de crise, principalmente na prevenção e atenção a policiais com risco de suicídio. Graças a essa experiência, ela ministra, hoje, palestras sobre trauma, estresse, suicídio, qualidade no atendimento e qualidade de vida. Diretora fundadora da Associação Brasileira de Brainspotting, ela também coordenou o primeiro Congresso Internacional de Brainspotting, que ocorreu no Brasil em 2016.

Cristiane ainda foi capacitada e participa do Programa de Prevenção e Intervenção em Estresse para servidores de Segurança Pública do DF. A iniciativa busca a promoção da saúde, prevenção, intervenção e reinserção dos servidores das forças de segurança do DF que estão sob riscos e agravos à saúde relacionados aos casos de estresse pós-traumático, estresse agudo e estresse ocupacional.

Graças, em parte, à capacitação que obteve com o projeto, a policial e psicóloga tem se tornado treinadora de Brainspotting, técnica que já ajudou diversos policiais com atendimentos diretos e indiretos. Por conta própria, ela realizou uma série de parcerias com outras profissionais da psicologia especializadas nessas técnicas – possibilitando o atendimento de policiais e familiares com descontos.

Filiação