Mudanças no rumo da investigação causaram estranheza (Fotos: Lucas C. Ribeiro/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) tomou conhecimento que a Corregedoria da Polícia Civil do DF (PCDF) teria avocado o inquérito policial que trata sobre o desabamento do viaduto no Eixo Rodoviário Sul.

O inquérito tramitava na 5ª Delegacia de Polícia (DP), responsável pelos crimes ocorridos naquela região.

Coincidentemente, a retirada do inquérito de uma delegacia para outra acontece no mesmo momento da divulgação do laudo pericial que aponta omissão do poder público como causa do crime.

Agora, a PCDF investigará quem são os autores de tal crime. Causa-nos, entretanto, enorme estranheza a mudança nos rumos da investigação.

O Sinpol-DF tem cobrado que a Polícia Civil tenha um papel cada vez mais independente, republicano e de órgão de Estado. O fortalecimento da instituição deve estar acima de interesses políticos e eleitorais. Foi esse o caminho trilhado pela Polícia Federal, que deveria servir de parâmetro para as demais polícias. É isso o que a sociedade espera.

Quando o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal emitiu opiniões sobre investigações que não eram de sua alçada e que poderiam alcançar pessoas próxima ao governo, seus servidores levantaram a voz para denunciar. O dirigente foi substituído, pois lá a polícia é órgão de Estado e não de governo.

Da mesma forma, a fim de buscar a verdade dos fatos, o Sinpol-DF indaga: qual a razão de referida mudança nesse momento?

Filiação