01.03.2018 - Manifestação e assembleia em frente ao Palácio do Planalto

Da Comunicação Sinpol-DF

O Eixo Monumental foi palco, nesta quinta, 1º de março, de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que teve como pauta a inclusão, de forma efetiva, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) no recém-criado Ministério da Segurança Pública.

Com a participação de centenas de policiais civis do DF, o ato também serviu como uma grande manifestação contra o governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Inicialmente concentrados no gramado do Congresso Nacional, os policiais saíram em passeata até o Palácio do Planalto. Lá, governadores de todo o país, incluindo o próprio Rollemberg, estiveram reunidos com o presidente Michel Temer e o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

“Hoje, iremos reivindicar que a Polícia Civil do DF seja parte integrante do novo Ministério da Segurança Pública, uma vez que somos organizados e mantidos pela União”, anunciou Rodrigo Franco “Gaúcho” no início da assembleia. “O nosso objetivo é sensibilizar o governo federal para a necessidade de um olhar mais cuidadoso para a segurança da capital do país”, completou.

Gaúcho lembrou, ainda, que “o Governo do Distrito Federal vem fazendo um mal uso dos recursos do Fundo Constitucional, o que acaba trazendo sérias consequências para a população de Brasília”. “Nós temos visto o aumento da criminalidade, o aumento da violência e também da sensação de insegurança por parte da população”, criticou o presidente do Sinpol-DF.

MANIFESTAÇÃO

Os policiais civis levaram várias faixas com mensagens de reprovação à gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB) e, apoiados pelos motoristas que passavam pela região, promoveram mais um buzinaço. Na Praça dos Três Poderes, o Enrollemberg – boneco de 13 metros que associa o governador ao personagem infantil Pinóquio – voltou a ser inflado ficando voltado ao Palácio do Planalto.

Iniciada às 10h e encerrada às 14h, toda a manifestação foi realizada de forma ordeira e pacífica. “É um movimento constitucional e, acima de tudo, justo. E como prova temos aqui o povo de Brasília demonstrando, por meio das buzinas, toda a sua contrariedade com a incompetência do governador”, ressaltou o deputado federal Laerte Bessa (PR-DF), que também esteve presente no ato, assim como o senador Hélio José (Pros).

Ao fim da assembleia, os diretores do Sinpol-DF ainda se reuniram os deputados federais Laerte Bessa, Roney Nemer (PP-DF), Ronaldo Fonseca (Pros-DF e Rogério Rosso (PSD-DF), além do vice-governador Renato Santana (PSD), para tratar de questões relacionadas à categoria.

Filiação