Representantes e diretores se reuniram na sede do Sindicato, na Asa Norte (Foto: Lucas C. Ribeiro/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Na tarde desta quarta, 28, a Diretoria Executiva do Sinpol-DF, decidiu, em reunião com os representantes sindicais, pela convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para a manhã desta quinta, 1º de março. O ato, que ocorrerá, às 10h, no gramado em frente ao Congresso Nacional, tem o objetivo de cobrar do governo federal que a Polícia Civil do DF (PCDF) seja incluída de forma efetiva na estrutura do recém-criado Ministério da Segurança Pública.

O momento e local para realização da AGE foram definidos assim que confirmada, para aquela ocasião, uma reunião entre o presidente Michel Temer e governadores de todo o país. O ministro da nova pasta, Raul Jungmann, também participará do encontro, convocado para discussão de ações em prol de uma maior eficácia no combate à violência.

Para os policiais civis do DF, será uma oportunidade de reivindicar da presidência o cumprimento da Constituição – que é muito clara ao estabelecer a União como responsável por organizar e manter a PCDF.

A assembleia terá esse pleito como pauta única, mas também servirá de palco para as manifestações contrárias ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB), realizadas diariamente, conforme deliberação da categoria. O Enrollemberg, o Criminômetro e dezenas de faixas serão expostos no local e, mais uma vez, ocorrerá a distribuição do jornal “Brasília Capital do Crime – Um jornal que demonstra o descaso do Governo Rollemberg com a Segurança Pública”.

BALANÇO

Durante a reunião com os representantes sindicais também foi feito um balanço das ações promovidas recentemente – desde a AGE que ocorreu na segunda, 26. Foram discutidas, ainda, a adesão e as consequência da greve de 72h realizada na semana passada, e decidido pela criação de uma comissão de greve, com a participação de representantes e a diretoria do Sindicato.

Além de discutirem novas ações e sugestões de mecanismos para promover ainda mais a mobilização da categoria, os representantes sindicais também foram informados sobre reunião realizada durante a manhã entre o Sindepo, Sindiperícia e Sinpol-DF. Também foram esclarecidas dúvidas quanto à ação que decretou a ilegalidade da última greve, onde, em sua defesa, o Sindicato cobrará a participação do Poder Público em mediação – conforme preconizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Todas essas questões deverão ser levadas às bases pelos representantes sindicais e serão apresentadas também na próxima assembleia.

Filiação