Da Diretoria Executiva

No início da madrugada desta terça, 27, cerca de 50 policiais militares cercaram a 12ª DP, em Taguatinga (veja no vídeo acima). O fato ocorreu após o delegado de plantão determinar que um preso ferido fosse encaminhado ao hospital e um sargento desacatá-lo, negando-se a prestar socorro.

Um homem foi apresentado na delegacia com sinais aparentes de embriaguez. Ele estava dirigindo um veículo e estava ferido. Ao invés de, primeiro, ser socorrido ou levado a um hospital, ele foi apresentado diretamente na delegacia. O procedimento é, primeiro, socorrer as pessoas apresentadas nas delegacias.

Ao notar os ferimentos, o delegado determinou ao sargento da PM que o preso fosse primeiramente encaminhado ao Hospital Regional de Taguatinga. No entanto, o sargento virou as costas e disse que não levaria a pessoa ao hospital. Ao ser informado de que estaria cometendo um crime de omissão de socorro, desacato e desobediência, o sargento chamou reforço e seus oficiais.

Aproximadamente 15 viaturas da Polícia Militar cercaram a 12ª DP, tentando intimidar os policiais civis. Mas não conseguiram. Ainda assim, o delegado determinou que dois tenentes e um major, seus superiores, apresentassem o sargento para que respondesse a um flagrante de desacato e eles também não cumpriram a ordem legal.

O secretário de Segurança Pública foi comunicado dos fatos, determinou a retirada das tropas do cerco à delegacia, mas também foi desobedecido. Os policiais militares só se retiraram depois das 3h da manhã.

O motorista embriagado foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e posteriormente autuado em flagrante delito de condução de veículo sob efeito de álcool.

Os PMs também foram autuados em flagrante. Todos eles se recusaram a assinar o termo de compromisso de se apresentarem espontaneamente em juízo.

O sargento responderá por desacato e omissão de socorro. Seus oficiais, dois tenentes e um major foram autuados em flagrante por desobediência.

No período de três horas, a população ficou ainda mais desassistida de Segurança Pública, durante o período noturno. Praticamente todas as viaturas de Taguatinga , Ceilândia e região saíram de suas atividades de policiamento ostensivo para tentar invadir um órgão público. Durante três horas, a população ficou à mercê de bandidos.

Mais uma vez ficou caracterizado que a Secretaria de Segurança Pública é apenas um órgão figurativo, sem nenhuma ascendência e comando frente à Polícia Militar.

Filiação