Representantes e diretoria definiram a realização de uma nova Assembleia Geral Extraordinária no dia 7 de fevereiro (Fotos: Lucas C. Ribeiro)

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sinpol-DF voltou a se reunir nesta terça, 23, com os representantes sindicais para discutir as últimas ações da entidade e deliberar acerca dos planos para as próximas semanas, sobretudo a definição de data para uma nova Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que deverá ocorrer no dia 7 de fevereiro.

Assim como os demais, o encontro, realizado na sede do Sindicato na Asa Norte, teve o objetivo de alinhar as ações a serem tomadas com as expectativas da base. Além disso, foi uma oportunidade para esclarecimento de uma série de questões que têm gerado dúvidas no seio da categoria.

O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho” iniciou a reunião elencando as movimentações mais recentes da Diretoria Executiva – desde a última assembleia, realizada dia 14 de novembro.

Durante esse período, além do atendimento e atividades diárias do Sindicato, e do avanço de uma série de ações movidas no eixo jurídico, também foi mantida a articulação política em torno do principal pleito da categoria: a manutenção da paridade legal e histórica entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Federal (PF).

Conforme deliberado na última AGE, a categoria faria uma última tentativa de avançar na busca da recomposição por meio do deputado distrital e líder do governo na Câmara Legislativa do DF (CLDF), Agaciel Maia (PR), que se comprometeu a promover as negociações junto ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

ARTICULAÇÃO

Ainda no ano passado, uma primeira reunião com o GDF chegou a ser realizada e, na ocasião, o governador afirmou ser possível avançar nas discussões – condicionando a situação, no entanto, à liberação de verbas do Fundo Constitucional retidas na União.

A fim de avançar nesse sentido, o Sindicato atuou buscando uma agenda conjunta entre Agaciel Maia, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, e o senador e líder do governo federal na Casa, Romero Jucá. Em razão dos trâmites da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados e do anúncio de adiamento da votação, feito por Jucá no mesmo dia em que a agenda foi marcada, o encontro não pôde ser realizado na ocasião.

Foi esclarecido aos representantes que a reunião ainda não ocorreu, sobretudo, em função, do início, logo em seguida, do recesso legislativo. Já foi acordado entre os parlamentares, entretanto, que, com o retorno ao trabalho, que ocorre dia 1ª de fevereiro, a nova agenda deverá ser definida. O compromisso firmado entre Maia e Jucá é que a reunião ocorra logo em seguida ao início dos trabalhos legislativos.

A escolha de 7 de fevereiro, então, como data para uma nova assembleia geral foi feita, após deliberação junto aos representantes sindicais, como forma de permitir um tempo hábil de diálogo entre os parlamentares sem promover, por outro lado, mais um extenso tempo de espera da categoria.

NOVAS AÇÕES

“Apesar do desgaste com esses mais de dois anos sem avanços concretos, não podemos ignorar essa nova porta e, antes de partimos para as demais alternativas, precisamos buscar algum avanço, esperando o início de fevereiro para que os parlamentares que se comprometeram com categoria”, especialmente o Deputado Agaciel Maia, justifica o vice-presidente do Sinpol-DF, Paulo Roberto.

“Ainda assim, vamos lutar para que a paridade seja garantida independentemente da liberação desses recursos pela União, uma vez que está claro que o governo distrital já conta com as condições financeiras necessárias, após a aprovação do novo IPREV/DF”, ressalta Gaúcho.

Durante a reunião desta terça, também foi anunciado que, a fim de reiterar que o governo permanece em falta com os policiais civis, nos próximos dias, será desenvolvida mais uma campanha publicitária. A ideia é que as peças sejam veiculadas, no rádio e na TV, até o dia da assembleia – destacando a insatisfação da categoria, a falta de condições de trabalho e trazendo a convocação para a AGE.

ESCLARECIMENTO

Apesar da informação, já intensamente disseminada através da imprensa e da redes sociais, de que os policiais civis poderiam ter um reajuste de 14% com a contrapartida de aumento da carga horária, o sindicato sempre deixou claro aos seus interlocutores junto ao Governo que os policiais já excedem sua jornada de trabalho prevista em lei. Além disso, nenhuma proposta concreta foi apresentada.

Os diretores lembraram também que, em diversas situações do dia-a-dia, os policiais civis já ultrapassam o horário convencional de trabalho e não recebem hora-extra, adicional noturno ou mesmo folgas como forma de compensação.

Desta forma, o Sinpol-DF espera que a categoria compareça em massa à assembleia do dia 7 de fevereiro, momento em que serão definidas nossas novas ações. O local será oportunamente comunicado pelo Sindicato.

Filiação