Alex Galvão e Jackson Dantas representaram a diretoria do Sinpol-DF em Natal (Fotos: Arquivo Pessoal)

Com informações da Assessoria Sinpol-RN

A situação periclitante dos policiais civis do Rio Grande do Norte, que chegaram a acumular três meses de salários atrasados, chamou a atenção de todo o país. A fim de apoiá-los de forma direta, o Sinpol-DF enviou dois integrantes da Diretoria Executiva para acompanhar o movimento na capital potiguar.

O diretor de Assuntos Sindicais-adjunto, Jackson Dantas, e o diretor de Benefícios, Cultura, Esportes e Assuntos Sociais-adjunto, Alex Galvão, estiveram em Natal de segunda, 8,  a quarta, 10, participando das ações promovidas pelo Sinpol-RN.

Os diretores do Sinpol-DF acompanharam todas as mobilizações

Leia Mais

Além dos brasilienses, também estiveram no Rio Grande do Norte representantes dos sindicatos do Pará, Paraná, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Paraíba, de várias federações e da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).

Uma das mobilizações ocorreu na Câmara Municipal de Natal

“Estamos aqui no movimento representando os colegas de Brasília e participando, através de diversas ações, da luta para que os policiais do Rio Grande do Norte tenham sua dignidade resgatada”, ressaltou Alex Galvão, que, além de diretor do Sinpol-DF, também integra a diretoria da Cobrapol como 1º Secretário.

Ainda na segunda, o grupo acompanhou a assembleia geral convocada pelo Sinpol-RN. “Para nós é uma grande honra receber os colegas representantes das polícias de outros estados. E essa presença aqui na nossa sede, na nossa assembleia, é importante para fortalecer o movimento e nos dá um gás novo para continuarmos lutando”, destacou o presidente da entidade, Nilton Arruda.

Na ocasião, a categoria decidiu pela continuidade do movimento, pois, apesar da liberação do salário de novembro, que ocorreu no mesmo dia, os servidores continuam sem receber o mês de dezembro e o 13º. Os policiais ainda participaram na terça, 9, de uma audiência pública promovida na Câmara Municipal de Natal (CMN), onde também panfletaram a respeito das suas reivindicações – Alex e Jackson também participaram dessa mobilização.

Graças à pressão exercida pela categoria, em mobilização desde o dia 20 de dezembro, e reforçada, nos últimos dias, pelas entidades sindicais de outras unidade da Federação, o Governo do Estado se comprometeu, ainda na manhã de terça, a quitar o pagamento de dezembro até esta sexta, 12.

Em razão disso, no início da tarde, a categoria decidiu, então, pela regularização do atendimento nas delegacias. Segundo o presidente do Sinpol-RN, trata-se de um voto de confiança no governo. “Agora, esperamos que o governador cumpra com o que se comprometeu”, pontua Arruda.

Como os salários não têm sido pagos, também não ocorre o repasse para sindicato local e, com isso, a capacidade da entidade em oferecer suporte aos policiais civis está limitada. Por isso, enquanto os pagamentos não ocorrem, o Sinpol-DF tem realizado uma campanha de arrecadação para ajudar os colegas do Rio Grande do Norte a arcar com despesas básicas, como alimentação, energia elétrica, medicamentos, etc.

Para doar, basta depositar qualquer valor na conta do Sinpol-DF:
Banco de Brasília – BRB
Agência 050
Conta 007646-4
CNPJ – 03657152/0001-50

Filiação