35ª DP fica fechada durante o plantão; as ocorrências são registradas na 13ª DP (Foto: Lucas C. Ribeiro/Arquivo Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Já amplamente denunciada pelo Sinpol-DF, a medida adotada pela Direção-Geral da Polícia Civil de fechar dezenas de delegacias circunscricionais no horário do plantão, sobretudo por causa do baixíssimo efetivo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), tem deixado os brasilienses cada vez mais reféns da criminalidade – que vem crescendo assustadoramente, como já mostrado também pelo Sindicato, apesar da maquiagem dos dados pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

A 35ª Delegacia de Polícia (DP), em Sobradinho II, é uma das unidades cujo plantão foi fechado. Os casos que ocorrem nessa Região Administrativa fora do expediente são registrados na 13ª DP, em Sobradinho I.

Com a 35ª fechada à noite, os bandidos se sentem legitimados para agir: foi o que aconteceu no dia 30 de agosto, quando um supermercado que fica a pouco mais de 100 metros da unidade foi furtado às 22h (veja a proximidade no mapa abaixo).

O prédio está passando por reformas e foi invadido. Além do furto de bebidas avaliadas em R$ 250 e de um telefone celular, o cofre do escritório foi arrombado e o criminoso levou R$ 12 mil.

Leia Mais

O representante do supermercado que prestou a queixa na 13ª DP na madrugada após o crime. Na ocorrência, ele informou que dois homens foram flagrados pelas câmeras do circuito interno de segurança: um entrou para cometer o furto e, logo depois, o comparsa chegou para auxiliá-lo.

Ao divulgar esse caso, o Sinpol-DF volta a chamar a atenção para as consequências do fechamento dos plantões das delegacias e da falta de investimentos na Segurança Pública – que mesmo com dados indicando o aumento da violência, o governador Rodrigo Rollemberg insiste em desviar para outras áreas os recursos do Fundo Constitucional.

Assim como foi um furto, poderia ser um crime de maior gravidade – cuja investigação atrasaria, justamente, pelo efetivo insuficiente para atender às demandas e porque a delegacia mais próxima estaria fechada.

De janeiro a agosto houve aumento de 11,5% nos furtos em comércio. Em 2016 foram 2.725 e em 2017 subiram para 3.067 casos.

Em julho de 2017 foram 334 ocorrências, e em agosto 364. Alta de 8% de um mês para o outro.

Filiação