22.09.17 - Lançamento do livro "Menino de Deus"

Da Comunicação Sinpol-DF

Livro foi lançado no Sinpolzinho, inaugurando mais uma iniciativa da diretoria (Fotos: Lucas C. Ribeiro/Sinpol-DF)

A última sexta, 22, foi marcada, no Sinpolzinho, por uma noite de reencontros, homenagens e o compartilhamento de muitas histórias – a principal delas: “Menino de Deus”, livro do agente de polícia aposentado Lindoberto Ribeiro, que foi lançado na ocasião.

O lançamento da obra marcou também o início do projeto “Happy Boteco”, que, através de confraternização em estilo de barzinho, pretende oportunizar a interação entre os policiais civis da ativa e os aposentados.

“Montanha” destacou o reconhecimento ao talento dos policiais civis

“Ribeiro é um grande amigo de nós todos. Por isso é um imenso prazer dar início a esse novo projeto tendo como foco esse reconhecimento a ele”, destaca o diretor de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF, José Carlos Saraiva. “Nos honra muito recebê-lo aqui para lançar esse trabalho que demonstra tão bem o quanto ele foi e é bom no que faz”, elogia.

A diretora-adjunta da pasta, Sueli de Barros, demonstra o mesmo sentimento. “Ribeiro é um policial exemplar; foi um investigador de primeira; é um amigo maravilhoso e um cara que você pode contar para qualquer coisa. Por isso, foi um prazer organizar este evento para prestigiá-lo”, acrescenta.

O professor Filemon cumprimentou Lindoberto pelo lançamento

Sueli explica que o Happy Boteco irá substituir o “Rodas de Conversa”, projeto iniciado no ano passado e voltado principalmente aos aposentados. “A ideia é disponibilizar um ambiente saudável, onde os policiais poderão vir depois do expediente da sexta para encontrar com os colegas e trocar experiências, especialmente com aqueles que concluíram o trajeto na instituição”.

LANÇAMENTO

Lindoberto autografou os livros adquiridos pelos colegas policiais

“Menino de Deus” foi concluído em agosto de 2016 e contou com um primeiro lançamento em março deste ano, em Brasília. Nos meses seguintes também ocorreram outros dois lançamentos, mas no Rio de Janeiro – sempre arcados pelo próprio escritor. Agora, no Sinpolzinho, o foco do lançamento foi os demais colegas policiais civis.

Grato, Ribeiro ressalta que não esperava tamanha estrutura. “Quando me convidaram, eu disse sim porque qualquer divulgação é bem-vinda, mas realmente o evento superou muito as minhas expectativas. É muito bom saber que a gente tem esse suporte do Sindicato e também ter tantos colegas aqui prestigiando nosso trabalho”, comemora.

Ele conta também da alegria de ver a obra ser bem recebida pela crítica especializada. Principalmente por ser seu primeiro livro, Ribeiro considera essa aceitação um importante estímulo a continuar escrevendo. O escritor, inclusive, já tem esboçada a ideia para o próximo e, no momento, está envolvido com pesquisas que subsidiarão a história.

Ribeiro ainda não dá muitos detalhes, mas adianta que o próximo livro será baseado em fatos reais, com o foco em um caso de homicídio que ocorreu em Brasília há alguns anos.

Segundo Sueli, “Menino de Deus” já é um presságio que os próximos romances do autor também serão de sucesso. “É um livro muito bom, que eu recomendo a todos”, afirma a diretora-adjunta. “É um livro que te envolve e, rapidamente, você termina de ler. Dá para notar que o autor tem bastante experiência com aquilo que está narrando”, completa.

“Como ele, existem outros. E, em outras oportunidades, nós vamos fazer o mesmo, basta o policial entrar em contato com o Sinpolzinho para informar do interesse em lançar sua obra”, anuncia Sueli.

RECONHECIMENTO

“Sempre houve na Polícia Civil uma grande quantidade de pessoas que desenvolvem outras atividades culturais, mas, infelizmente, isso nunca foi reconhecido. Por isso, nós recebemos com tanta alegria e satisfação essa iniciativa do Sindicato”, afirma o policial civil aposentado Jorge Luiz Teixeira, conhecido como Agente Montanha, que também é escritor e membro da Academia Aguaslindense de Letras.

Outros diretores e o próprio presidente da Academia, o professor Filemon Felix de Moraes, também prestigiaram o lançamento de sexta. “Eu agradeço a você por ser mais um escritor, por estar se lançando e dando mais alegria para a gente. Todas as vezes que a pessoa coloca um livro na praça, ele está colocando alegria no coração da gente”, destaca o professor Filemon.

O livro “Menino de Deus” pode ser adquirido aqui.

Filiação