Denilson trabalha com cinema desde antes de ingressar na PCDF (Fotos: Lucas C. Ribeiro/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Entre os grandes nomes da produção cinematográfica do país, a programação do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorre no próximo mês de setembro, contará também com a participação de um policial civil do DF. Na ocasião, será lançado “O fantástico patinho feio”, documentário produzido pelo agente de polícia Denilson Félix.

O longa-metragem, que será exibido no dia 21 de setembro, às 19h, no Cine Brasília, conta a história de quatro garotos que marcaram seu tempo ao participarem, há 50 anos, de umas das maiores provas de automobilismo do Brasil, os 500 km de Brasília.

Para ingressar na competição, Alex Dias Ribeiro, Helládio Toledo, Zeca Vassalo e João Luis resolveram construir um carro de corrida e, em menos de 30 dias trabalhando num fundo de quintal, conseguiram o feito.

Apesar da última posição no grid de largada, eles alcançaram o segundo lugar na categoria geral da prova. Em seguida, graças ao carro batizado de Patinho Feio, fundaram a lendária oficina Camber.

Além do próprio Alex Dias Ribeiro, também passaram pela Camber pilotos como Roberto Pupo Moreno e Nelson Piquet. Todos eles chegaram à Fórmula 1 – fazendo da oficina a única a ter alavancado a carreira de três pilotos até a maior categoria do automobilismo mundial.

O FILME

Trabalhando com cinema desde a juventude, Denilson Felix, há 11 anos, ingressou na Polícia Civil do DF (PCDF) e, desde então, sempre que possível, tenta conciliar as duas paixões. Sem contar com os vídeos que, hoje, produz para a instituição, ele já tem no currículo três curtas, um média e um longa-metragem.

“O fantástico patinho feio” entra agora para a lista, que poderá ser ampliada, nos próximos anos – se conseguir tirar do papel o projeto de transformar em ficção a história contada.

Além de integrantes da Camber, o documentário, com duração de 1h14, traz também relatos de outros nomes bastante conhecidos no mundo do automobilismo, como Emerson Fittipaldi e Reginaldo Leme.

A realização do filme foi iniciada em 2013, graças a recursos obtidos por meio de edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O valor recebido, no entanto, não foi suficiente para cobrir todos os custos da produção e etapas como a montagem, ou mesmo a trilha sonora, segundo Denilson, foram feitas graças ao suporte de amigos.

Apesar das dificuldades, e do longo período entre a concepção da ideia – quando descobriu a história em 2007 – e a finalização do projeto, o policial civil se diz bastante satisfeito com o resultado que alcançou no documentário.

“O fantástico patinho feio” é um dos quatro longas-metragens e 13 curtas-metragens que concorrerão ao 22º Troféu Câmara Legislativa na Mostra Brasília, competição exclusiva para produções locais.

“O filme ficou muito legal e com certeza vai impressionar muita gente, afinal a história é sensacional”, conta o policial cineasta. “Eu espero toda a galera lá no Cine Brasília dia 21 de setembro para prestigiar o filme e conhecer todos os detalhes dessa história tão incrível”, convida Denilson.

Informações sobre a programação do festival, ingressos e outros assuntos podem ser obtidas no site do evento: http://www.festivaldebrasilia.com.br/.

Filiação