24.08.17 - Reunião e vigília no Buriti.

Da Comunicação Sinpol-DF

No fim da tarde desta quinta, 24, junto com um grupo de 11 parlamentares, entre deputados distritais e deputados federais, a diretoria do Sinpol-DF se reuniu com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) a fim de assegurar a manutenção do diálogo aberto em torno da recomposição das perdas inflacionárias.

Apesar de não ter trazido avanços objetivos, já que não houve apresentação de propostas, o encontro foi um importante contraponto ao posicionamento que o Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou na semana anterior.

Em reunião com a equipe de Governança na quinta, 17, foi negada qualquer possibilidade de reajuste – tanto para 2017 quanto para 2018. Desta vez, no entanto, o governo afirmou estar disposto à busca de soluções.

A mudança de tom foi um resultado claro da pressão exercida pelos deputados, que têm colocado a questão como prioritária, e das ações de mobilização que tem sido deflagradas pela categoria nas últimas semanas.

Leia Mais

Participaram da reunião os distritais Joe Valle (PDT), Claudio Abrantes (sem partido), Celina Leão (PPS), Agaciel Maia (PR), Wellington Luiz (PMDB) e Wasny de Roure (PT). Mais da metade da bancada do DF na Câmara Federal também esteve no encontro com o governador; compareceram os deputados federais Laerte Bessa (PR), Izalcir Lucas (PSDB), Augusto Carvalho (SD), Ronaldo Fonseca (Pros) e Roney Nemer (PP).

Para os parlamentares, o respeito à paridade não é apenas justo para a categoria, que diferentemente de todo o funcionalismo público não teve qualquer reajuste salarial nos últimos anos, como teria um impacto significativo na melhoria dos serviços de Segurança Pública na capital do país.

VIGÍLIA

Em frente ao Palácio do Buriti, centenas de policiais civis voltaram a se manifestar – fazendo uma vigília que durou mais de três horas, como forma de apoio público ao pleito levado a debate pelos representantes da categoria e pelos parlamentares.

Enquanto isso, na reunião, os diretores do Sinpol-DF apresentaram os números que expõem o quanto a Polícia Civil do DF (PCDF) tem perdido participação no Fundo Constitucional, diferentemente das demais forças de segurança, que passaram a abarcar percentuais cada vez maiores desses recursos.

O governo se comprometeu então a realizar, novamente, um estudo financeiro que aponte os meios para o retorno de participação da PCDF, no Fundo Constitucional, aos patamares que apresentava há cerca de quatro anos.

“Não foi o que nós gostaríamos de ter, mas foi uma reunião boa”, analisou o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho” ao fim das discussões. “O governo se mostrou mais aberto e já não fala mais em percentual zero, mas se coloca disposto a avançar caso consiga mais recursos”, ressaltou.

“Por outro lado, o que nós percebemos lá é que os deputados federais e distritais também estão empenhados em buscar uma solução para nós policiais civis e irão trabalhar para apresentar ao governo as condições financeiras para que a paridade seja respeitada”, destacou o presidente do Sindicato.

Entre as próximas ações nesse sentido, já foi agendada uma reunião com o ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira . O encontro ocorrerá às 11h da próxima terça, 29, e deverá contar, novamente, com a participação dos parlamentares, além dos representantes da categoria.

Filiação