Além das visitas, outras medidas têm sido implantadas pelo Sindicato (Fotos: Paulo Cabral/Arquivo Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Conforme deliberado na última Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Sindicato, a Diretoria Executiva informa que prossegue no calendário de visitas às unidades de trabalho da Polícia Civil do DF (PCDF), a fim de manter diálogo com a base.

Nessa fase, o foco é coletar informações sobre casos de assédio moral e desvio de função, além de outras situações que envolvem o ambiente de trabalho dos policiais civis.

Durante as visitas, os diretores têm levantado dados, em uma pesquisa, para quantificar em quais Delegacias de Polícia (DPs) ocorrem casos de remoções e desvio de função com mais frequência. Em março, o Sindicato também já havia realizado uma enquete online para fazer um levantamento sobre essas questões.

Leia Mais

Nesse aspecto há outras medidas sendo implantadas. O Sinpol-DF está desenvolvendo uma cartilha informativa sobre assédio moral para distribuir nas unidades.

A Assessoria Jurídica está elaborando uma tese a partir de casos relatados para que o Poder Judiciário seja provocado a se posicionar sobre as remoções injustificadas na PCDF.

Uma terceira medida é a implantação, em breve, de uma ferramenta no site do Sinpol-DF para denúncias de mais casos de assédio moral e desvio de função.

CONCURSO DE REMOÇÕES

O Concurso de Remoções no âmbito da PCDF é uma das reivindicações mais antigas da categoria e uma bandeira da gestão desde o primeiro mandato.

A diretoria tem reivindicado uma mudança nesse ponto para acabar com a cultura das remoções injustificadas por retaliação.

O diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, tem sido sistematicamente cobrado pela implantação dessa medida, sobretudo desde a conclusão do Grupo de Trabalho (GT), que ocorreu há 1 ano, que gerou um relatório com regras objetivas para as remoções.

Seba, entretanto, tem se negado a encaminhar o relatório para publicação no regimento interno da PCDF e no Diário Oficial.

 

Filiação