Da Comunicação Sinpol-DF

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) vem, publicamente, parabenizar pela posse e desejar sorte ao novo secretário de Segurança Pública e Paz Social do DF, o delegado da Polícia Federal Edval de Oliveira Novaes.

Novaes foi anunciado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) como titular da pasta na última segunda, 27, junto com outras nomeações do alto escalão do governo.

Com essa mudança na Secretaria da Segurança Pública, o Sinpol-DF espera, sobretudo, que haja um fortalecimento da Polícia Civil do DF (PCDF), uma vez que se percebe não só em Brasília, mas em todo o Brasil, o sucateamento da polícia investigativa.

Essa situação de desmantelamento da investigação vai na contramão do que deseja a sociedade. Hoje, mais do que nunca, os brasileiros anseiam pelo fortalecimento dos órgãos de investigação contra o crime organizado, o tráfico de drogas e a corrupção – que é o caso da Polícia Civil e da própria Polícia Federal, instituição de origem do novo secretário e co-irmã da PCDF.

É necessário que esse fortalecimento venha por meio de investimentos em equipamentos, novas ferramentas tecnológicas, infraestrutura, potencial de recursos humanos, capacitação e, principalmente, valorização profissional. Neste último aspecto, o Sinpol-DF, instituição representante dos policiais civis do DF, espera que haja uma solução para a desvalorização que atinge a categoria.

Da mesma forma, concordamos com o Secretário quando ele afirma que cada órgão de Segurança Pública deve atuar dentro de suas competências legais, impedindo a usurpação de função. Essa ação poderá trazer reflexos imediatos tanto para a prevenção ao crime, quanto na prisão de criminosos.

O Sindicato acredita que o secretário Edval Novaes tem um papel extremamente importante e relevante na busca de soluções para o impasse existente hoje na PCDF.

O Sinpol-DF aproveita, ainda, para desejar sucesso a Márcia Alencar, que deixa a Segurança Pública para ocupar o cargo de secretária-adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Filiação