Reuniões para construção do POP ocorrem na APC (Foto: Arquivo Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

O diretor-adjunto de Planejamento e Administração do Sinpol-DF, Lidenberg Rodrigues, participou nesta quarta, 8, do primeiro encontro para produção de um Procedimento Operacional Padrão (POP) que tratará do cumprimento de mandados de busca e apreensão sem a presença de equipes de operações especiais.

A produção do POP foi determinada à Academia de Polícia Civil (APC) por meio da Ordem de Serviço (OS) nº 27/2017, editada no último mês de fevereiro. Com a criação do manual, o objetivo é orientar os policiais civis para as situações em que precisem cumprir mandados de busca e não possam contar com o apoio das unidades de operações especiais.

“Ele também servirá como material de consulta para justificar as ações dos policiais quando eles forem demandados, tanto pela Corregedoria quanto pelo Judiciário, caso seja questionada a forma como os mandados foram cumpridos”, explica Lidenberg.

Na reunião introdutória, realizada na APC, foi apresentado um modelo inicial do documento – produzido a partir de sugestões feitas pelo Serviço de Adestramento Técnico (SAT) e posteriormente apreciadas pelo Departamento de Atividades Especiais (Depate), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Corregedoria-Geral (CGP).

Participaram do encontro o diretor da Academia, Gilberto Maranhão, o diretor-adjunto da unidade, Giancarlos Zuliani, e os integrantes do Conselho de Instrutores – que além de Lidenberg inclui outros oito policiais civis.

A ideia é que o Conselho, por ser formado por policiais das várias unidades da PCDF, traga a multidisciplinaridade para as discussões e apresente, para inserção na versão final do POP, considerações que atendam às demandas dos servidores dos diversos departamentos da instituição.

Ao longo dos próximos dias, o grupo irá analisar o modelo já apresentado – levantando sugestões que serão debatidas em uma nova reunião, na próxima quinta, 16.

Filiação