PCDF, até agora, optou apenas por “recall branco” das pistolas (Foto: Alexandre Resende/Arquivo Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Em uma portaria publicada no Diário Oficial do DF (DODF) na última terça, 14, a Polícia Militar do DF (PMDF) anuncia a abertura de um inquérito para investigar falhas nas pistolas da empresa Forjas Taurus.

O assunto foi abordado pelo DFTV 2ª Edição, da Rede Globo, também na terça. O ponto de partida para o processo instaurado pela PMDF é um relatório técnico do Exército Brasileiro.

O documento indica que a Taurus fez várias modificações no projeto da pistola PT 24/7 sem a autorização do comando militar. Por causa disso, o Exército proibiu, em outubro de 2016, a venda da pistola no Brasil até que o defeito fosse corrigido.

Leia Mais

A PT 24/7 Ponto40 é amplamente utilizada por policiais militares e policiais civis do DF. Há diversos relatos em todo o Brasil de profissionais da Segurança Pública que sofreram acidente, alguns fatais, provocados por defeito nas armas. Uma das vítimas é o diretor-adjunto de Comunicação do Sinpol-DF, Luciano Vieira.

O Sindicato tem denunciado o problema, e cobrado soluções, há mais de um ano. O caso foi levado pela atual diretoria ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em maio do ano passado.

Em junho, o órgão instaurou um inquérito civil para apurar os fatos por meio do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCAP). Em outubro, uma ação civil pública também do MPDFT recomendou que a PCDF substituísse o armamento.

Só em 2017, a Polícia Civil decidiu agir e optou por um “recall branco”, ao invés de um recall completo da arma.

Filiação