site-novo-site-sinpolDa Comunicação Sinpol-DF

Foi lançada nesta segunda, 19, a mais nova versão do site do Sinpol-DF. O espaço foi criado para que, de forma ainda mais prática e rápida, a categoria tenha acesso às últimas notícias do sindicato e esteja sempre inteirada sobre ações da entidade e o andamento dos seus pleitos.

“O site precisava ser modernizado, pois, além do visual muito antigo, apresentava alguns problemas relacionados à segurança da informação”, explica Celma Lima, diretora à frente da pasta de Comunicação do Sinpol-DF, ressaltando que “as ferramentas que eram boas foram aproveitadas”

“Nós procuramos melhorá-lo para trazer mais rapidez nas pesquisas e para fazer com que o sindicalizado se interesse em acessá-lo diariamente, pois é a principal fonte de informações sobre o sindicato e o andamento dos pleitos da categoria”, ressalta Celma.

MUDANÇA

A construção do novo portal ficou a cargo da empresa Via Tecnologia, que, desde 2015, já presta assessoria em informática para o sindicato. O serviço foi escolhido por oferecer o melhor o custo-benefício, após apresentação do orçamento por mais duas empresas da área.

Segundo, Tulliu Borba, o assessor de informática responsável pela reformulação, a mudança era necessária tanto por conta de falhas presentes no site antigo, como para tornar interface mais amigável e, sobretudo mais moderna. “Os defeitos da página anterior não poderiam ser concertados, pois a forma como foi construída incapacitava a evolução da ferramenta”, justifica.

Já o portal atual, além da correção dos erros recorrentes no site antigo, que já não suportava mais atualizações, conta com uma nova estrutura, que permite, independentemente da gestão do sindicato e da equipe de informática, que os novos administradores tenham a possibilidade de gerenciá-lo livremente.

ESTRUTURA

A nova estrutura do portal, segundo Tulliu, é mais robusta e sólida do que a anterior, o que a torna menos suscetível a ataques nocivos. Apesar de a plataforma de desenvolvimento continuar sendo a mesma – o WordPress –, o novo site conta com a atualização para a última versão disponível, o que garante maior facilidade no gerenciamento do portal e seus conteúdos.

O site foi projetado, ainda, para exibir grau máximo de compatibilidade com os dispositivos móveis. Isso significa que as páginas do novo portal do Sinpol-DF carregarão mais rapidamente e melhor adaptadas às telas de smartphones e tablets, por exemplo. Além disso, houve também a preocupação em fazer com que o site seja mais leve, para que o consumo de dados seja menor ao acessá-lo.

O sistema de tags, ferramenta que rotula o conteúdo publicado e o divide em categorias, também foi remodelado, juntamente com o mecanismo de pesquisa, para garantir uma busca mais objetiva e rápida entre os assuntos postados no portal. Essa foi a solução apresentada para a dificuldade de encontrar notícias antigas no site anterior.

Alguns botões também foram adicionados e organizados na página inicial do portal. É o que acontece na seção “Filiados”, onde há botões que levam a páginas sobre convênios, advogados e formulários de filiação, ou mesmo às cartilhas de operações ou greves. Anteriormente algumas informações imprescindíveis se encontravam espalhadas pela página ou escondidas em abas diferentes. A ideia é, com esse agrupamento, facilitar a localização de informações preciosas ao sindicalizado.

VISUAL

E o portal também conta com uma aparência nova. A equipe de Comunicação esteve envolvida no processo para garantir que os usuários do antigo site, não se deparassem com um design completamente estranho. Por isso, o novo portal mantém alguma familiaridade com o antigo, ao mesmo tempo que apresenta a modernidade de um produto que acaba de se reinventar.

A questão da facilidade de navegação também foi pensada para aqueles que não tinham o hábito de visitar o site antigo. Uma das preocupações com o novo portal foi garantir que os internautas que o acessem pela primeira vez possam facilmente localizar categorias e matérias.

Para isso, foi aplicada uma paleta com cores diversas, o que torna a identificação dos diferentes campos mais rápida e intuitiva, como nas seções “Mais Notícias”, “Na Mídia” e “TV Sinpol”.

A disposição de imagens e texto também foram otimizadas. Diferente dos destaques do site anterior, que eram exibidos em slide e que se concentravam em uma única caixa de informação, agora, as principais notícias são todas dispostas lado a lado – em configuração que apresenta uma visão mais abrangente do conteúdo logo à primeira vista.

Segundo o assessor de informática, a nova configuração se aproxima da que é encontrada em grandes sites de notícia. Tulliu conta que desde a fonte utilizada nos textos até a estrutura interna do site foram pensados para oferecer uma experiência agradável e interessante para o sindicalizado.

“O novo site é mais rápido, mais limpo e de fácil acesso e entendimento. Ele traz também centenas de correções e um layout familiar. Tudo isso foi pensado com muita dedicação e carinho a partir do site antigo, para oferecer uma boa experiência que não assuste o navegador e o estimule a voltar sempre”, conclui.

ÁREA DO SINDICALIZADO

Em breve, o site contará com ainda mais uma novidade: a “Área do Sindicalizado”. Esse espaço, que está em fase final de construção, contará com diversas ferramentas que prometem facilitar as relações mais burocráticas entre o sindicato e seus filiados, reduzindo a necessidade de comparecer à sede pessoalmente ou realizar o contato por telefone.

Com esse acesso, o sindicalizado poderá, por exemplo, agendar atendimentos. Poderá ainda realizar a atualização de dados cadastrais, garantindo o recebimento dos comunicados e informativos – que podem ser enviados por email, como a Newsletter semanal e as convocações, ou pelos Correios, como ocorre com a Revista Sinpol-DF.

selo-28anos-rodape-site

Filiação