Reuniao na DG sobre Progressao - Paulo Cabral (12)
Representantes sindicais participaram da reunião junto com os diretores do Sindicato (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sinpol-DF participou na tarde de quarta, 20, de mais uma reunião com a Direção Geral (DG) da Polícia Civil do DF (PCDF). O encontro também contou com a presença de dez representantes sindicais, que colocaram à mesa as principais queixas e reivindicações da base.

Um dos assuntos tratados foi a progressão funcional dos policiais que tomaram posse em 2006. Segundo o diretor geral, Eric Seba, na semana que vem, ele se reunirá com o governador Rodrigo Rollemberg para levar o pleito da adequação do pagamento das progressões funcionais destes policiais, o que, no entendimento de Seba, é o mais justo a ser feito. Neste pleito, foi juntado, pelas unidades representativas das categorias de policiais, uma minuta de decreto governamental, com vistas a regulamentar o decreto que trata das progressões.

Reuniao na DG sobre Progressao - Paulo Cabral (17)
Eric Seba se reunirá com governador para tratar da progressão funcional da turma de 2006

O próprio GDF, na previsão orçamentária, já vislumbrou o crescimento vegetativo na rubrica de pessoal. Foi lembrado que, nesta semana, os policiais militares, de forma muito justa e merecida, tiveram regulamentada a redução dos seus interstícios. Dessa forma, os policiais civis também esperam ver logrado esse item de valorização profissional.

Quanto ao reajuste salarial da categoria para 2016, o diretor geral da PCDF reiterou a afirmação do governador de que manterá a paridade histórica com a Polícia Federal (PF). No entanto, ressaltou a necessidade de aguardar a finalização dos acordos entre o governo e os policiais federais para que o direito seja estendido também aos policiais civis do DF.

Sobre o auxílio-moradia, Seba pontuou que o pleito está em estudo, inclusive com impacto financeiro. Disse que é preciso uma construção desse pleito em conjunto com as entidades representativas e parlamentares. Da mesma forma, o Sinpol se posiciona a favor da regulamentação imediata do benefício e do prosseguimento das reuniões do grupo de trabalho formada nesse intuito, de forma a garantir a implementação do auxílio já a partir deste ano.

Grupo voltou a cobrar uma série de demandas em benefício da categoria
Grupo voltou a cobrar uma série de demandas em benefício da categoria

Sobre a publicação das novas atribuições, conforme relatório do Grupo de Trabalho que tratou do assunto, deverá acontecer na próxima semana – com ou sem solução para o impasse técnico relacionado às atividades desenvolvidas por peritos criminais e papiloscopistas. Seba afirmou que tem tentado buscar o consenso na questão. No entanto, concorda que o impasse não pode prejudicar o acordo firmado com a categoria.

PLANO DE SAÚDE

A respeito da Geap, os representantes foram informados que o processo está em fase de finalização e, em cerca de 20 dias, o plano de saúde deverá estar à disposição da categoria. o assunto está sendo analisado, em seus detalhes, pela procuradoria do GDF. Seba afirmou ainda que a PCDF está tentando conseguir a vacina contra a gripe H1N1 para todos os policiais da ativa. Segundo o diretor geral, se não conseguir através da Secretaria de Estado de Saúde, a própria instituição deverá comprar as vacinas.

Os policiais voltaram a cobrar uma solução para os coletes balísticos fora do prazo de validade e foram informados que há uma licitação em andamento para aquisição de 1500 unidades. Seba colocou, ainda, que também está programada uma segunda etapa em que deverão ser adquiridos mais 1500 e se comprometeu a verificar se é adequada, segundo critérios técnicos, a aquisição de coletes balísticos velados.

Outro assunto discutido durante a reunião foi o acesso armado aos estabelecimentos. Foi externada a preocupação sobre o preenchimento de fichas cadastrais com dados dos policiais, os quais poderiam ser utilizados de forma fraudulenta. Para isso, deverão ser buscadas formas de incluir os dados funcionais dos policiais civis em um sistema que possa ser utilizado para identifica-los rapidamente e evitar fraudes. Segundo a Direção Geral, será analisada a possibilidade de passar a serem confeccionadas carteiras com código de barras.

ACESSO A FÓRUNS

O acesso aos fóruns foi mais uma questão levantada pelo Sinpol-DF – pois muitos policiais civis chegam a passar por revistas e têm sido obrigados a acautelar suas armas antes de entrarem em alguns desses prédios, sobretudo nos fóruns de Ceilândia, Planaltina e Samambaia. Para que o problema seja contornado, foi cobrada uma reunião com a presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Como a gestão da corte deve ser alterada nas próximas semanas, Seba deve, em seguida, buscar a reunião com os novos presidente e corregedor.

Durante o encontro, foi informado ainda que todos os policiais civis que trabalharam acompanhando as manifestações durante a votação de abertura do processo de Impeachment na Câmara dos Deputados terão direito a folga. Quem trabalhou durante o dia terá direito a um dia de folga; quem trabalhou à noite, dois. Foi cobrada, por outro lado, a regulamentação das folgas para os servidores que ficam de sobreaviso, pois, mesmo em casa, eles ficam inteiramente disponíveis à instituição. Seba comprometeu-se a discutir o assunto com vistas a uma regulamentação.

Além do presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”, a segunda vice-presidente, Marcele Alcântara, e os diretores Lidenberg Rodrigues e Bruno Cançado participaram da reunião. Já a comissão de representantes sindicais foi formada por Rívia Carla (Decap); Janes Dean (12ª DP); Luciano Cesar (Date/DGI); Priscille de Souza (DAE); Elisângela Agostini (APC); Jorge Luiz (Dipo); Mário Vianna e Danilo Takano (Ditel). O diretor-geral-adjunto da PCDF, Cícero Jairo, também estava presente no encontro.

LOGO-DO-SINPOL-e1449872500638

JUNTOS SOMOS FORTES!
O Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 99 197 197! Saiba mais.

Filiação