Sinpol-DF e sindicatos discutem as consequências do PLP 257

Além do Sinpol-DF, outras 40 entidades participaram da reunião (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sinpol-DF participou na tarde de sexta, 1ª de abril, de uma reunião sobre os efeitos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 para os servidores públicos. Cerca de 40 representantes de outras entidades sindicais também compareceram.

A reunião foi organizada pelo líder do PT na Câmara Legislativa do DF (CLDF), o deputado distrital Wasny de Roure, e teve o objetivo de “decodificar o texto do projeto, deixando claros para os sindicatos e associações de classe todos os prejuízos que ele trará, sobretudo, aos servidores públicos”, esclareceu o parlamentar.

As lideranças de todos sindicatos do DF, de forma unânime, expuseram o posicionamento contrário ao PLP 257, que tramita em regime de urgência na Câmara Federal. “É um projeto que retira vários direitos dos trabalhadores e é muito prejudicial para todo o serviço público. Por isso, o Sinpol irá atuar, em parceria com os demais sindicatos, buscando que ele seja retirado junto à Presidência da República. Além disso, estamos buscando o apoio dos deputados federais e distritais para que também se posicionem contrários ao PLP”, ressalta Gaúcho.

Veja vídeo da TV Sinpol-DF

O primeiro passo nesse sentido foi dado na última terça, 29: uma emenda elaborada pela assessoria parlamentar do Sinpol-DF em parceria com o gabinete do deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) foi protocolada ao projeto com o objetivo de retirar os policiais civis e demais servidores da Segurança Pública do texto-base do PLP. “Não podemos pagar por uma conta que não é nossa. E vamos nos mobilizar para isso”, assegura Gaúcho.

O PROJETO

No primeiro capítulo, o PLP trata das condições para repactuação de dívida dos Estados e do Distrito Federal com a União. Nas unidades federativas que fizerem o acordo, quaisquer vantagens, aumentos ou adequações de remuneração ficarão proibidas por 24 meses no funcionalismo público.

O regime jurídico dos servidores ativos e inativos também será alterado – limitando benefícios, progressões e vantagens ao que é estabelecido para os servidores da União. A alíquota de contribuição para a previdência também passará de 11% para 14%.

O segundo capítulo do projeto, por sua vez, altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e inclui dispositivos que permitirão ao Governo do Distrito Federal (GDF), por exemplo, não pagar os reajustes aprovados em 2012, 2013, 2014 e os que ainda estão pendentes.

Caso seja ultrapassado o percentual estabelecido na LRF para despesa de pessoal, fica prevista a proibição de se conceder adicionais por tempo de serviço, incorporação de cargo ou função comissionada, progressões e promoções nas carreiras, além da conversão em pecúnia de quaisquer direitos e vantagens. Também é colocada em xeque a paridade dos vencimentos para os servidores aposentados.

Confira aqui o documento produzido pela assessoria técnica do deputado Wasny de Roure. Ele especifica cerca de 20 consequências negativas do PLP 257 para os servidores públicos, especialmente os do Distrito Federal.

JUNTOS SOMOS FORTES!
O Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 99 197 197! Saiba mais.