“Sinpol em Casa” visita o policial civil aposentado José Macário Lima

O encontro aconteceu na residência do aposentado, localizada no Riacho fundo (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Nesta quinta-feira, 17, dando continuidade ao projeto desenvolvido pela Diretoria de Assistência de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF, foi a vez do policial civil aposentado José Macário Lima receber a visita do “Sinpol em Casa”

O encontro, realizado na residência dele, no Riacho Fundo, contou com a presença dos diretores Robson Lima e Madalena Reis e foi marcado pelo tom de nostalgia.

Macário contou como foi sua vinda do Ceará para a nova capital do país e, sobretudo, compartilhou as histórias acumuladas ao longo dos anos na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), inclusive da época em que ainda era a Guarda Especial de Brasília (GEB).

Aos 75 anos, o policial aposentado tem passado os dias curtindo a companhia dos filhos e netos. No entanto, lembrou com carinho dos colegas que passaram por sua trajetória na instituição, onde atuou em várias divisões até se aposentar no Instituto de Criminalística (IC).

Ao fim da visita, Macário recebeu um certificado de homenagem do Sinpol-DF

Lamentou também o fato de muitos companheiros gebianos já terem falecido e de o contato com os demais ter ficado cada vez mais esporádico. Ficou sabendo, então, que, para contornar situações como essa, o sindicato dará início, em breve, às ‘Rodas de Conversa no Sinpolzinho’.

“Contamos a ele, em primeira mão, que preparamos o projeto, onde todas as sextas-feiras os sindicalizados são convidados a se reunirem para trocar ideias, praticar atividades, jogos, tocar um violão ou simplesmente tomar um cafezinho ou chá da tarde”, adianta Madalena.

Além de demonstrar a gratidão pela visita, Macário se comprometeu ainda a retomar a frequência com que participava das ações no Sinpolzinho, começando já na sexta-feira, 18, com a presença na aula experimental de dança, que acontece às 19h30.

Ao fim da visita, o senhor Macário recebeu um certificado de homenagem do Sinpol-DF, em reconhecimento aos serviços prestados na Polícia Civil, além de um bottom com o brasão do Sindicato e uma poesia especialmente feita para ele:

Hoje, longe das seções, das celas e dos cadeados
Distante, talvez, de alguns amigos lá atrás deixados
Saiba que ao longo dessa vida
Seu trabalho será sempre lembrado
Não somente pelos relatórios assinados e timbrados
Mas pelo homem forte, competente e aguerrido
E por tantos conhecido
Pelo doce nome: Macário.

JUNTOS SOMOS FORTES!