Aula de danca no Cecof - Paulo Cabral (6)
“Aulão” durou três horas, quando os alunos puderam mostrar o resultado de meses de aulas de forró (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Na última sexta-feira, 20, o Centro de Condicionamento Físico (Cecof) ganhou ares de casa noturna. A turma de dança de salão utilizou o espaço para, além da aula convencional que já acontece lá, uma confraternização especial – realizada em formato de baile.

Ao todo, foram três horas de atividade. Depois do “aulão” – que teve início às 19h e durou cerca de uma hora – foi aberto o baile, que seguiu por mais duas. Tudo isso embalado pelo ritmo do forró, estilo que vem sendo treinado desde o mês de maio, quando foi formada a turma.

PROJETO

Mantido pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), por meio da Diretoria de Cultura e Esportes, o Cecof tem rotineiramente ampliado o rol de atividades oferecidas aos matriculados.

Aula de danca no Cecof - Paulo Cabral (7)
Modalidade foi incluída no projeto de expansão do Cecof, administrado pelo Sinpol-DF

“Uma das marcas da atual gestão é promover melhorias não só na estrutura física do espaço, com a reforma das instalações e compra de equipamentos, como nas modalidades oferecidas aos alunos. Temos alcançado esses objetivos e atraído mais policiais, conscientizando-os sobre a importância da atividade física para melhoria da qualidade de vida”, comemora o diretor da pasta, Marcelo Ferreira.

As aulas de dança de salão fazem parte desse projeto de expansão. Essa iniciativa, especificamente, partiu da agente de polícia Glória Tereza da Costa, lotada na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP). Atualmente, as aulas estão entre as mais procuradas do Cecof, mas, segundo a policial civil, o objetivo no início era apenas promover um momento de integração entre os colegas.

Hoje, Glória, que possui mais de cinco anos de experiência em dança, comanda a turma formada por cerca de 15 alunos regulares – além daqueles que participam de maneira esporádica. Os policiais civis são maioria, mas há também alguns dependentes.

BAILE

Gloria Tereza - Paulo Cabral (23)
De acordo com Glória, a atividade teve por objetivo integrar os alunos do Cecof com o público externo

Para a programação especial de sexta houve a participação de público externo, além de mais um professor para contribuir com a condução da aula. “A ideia do bailinho é confraternizar e também promover a interação, afinal esse é um dos grandes propósitos da dança: socializar e integrar”, explica Glória.

Essa foi a primeira vez que o evento foi realizado, mas novas aulas especiais devem ser desenvolvidas. De acordo com a instrutora, chegou-se a cogitar a atividade em uma casa noturna, mas o Cecof foi mantido, “por ser um ambiente aconchegante, onde os alunos já estão acostumados”.

“As aulas são sempre muito boas, mas com a realização do bailinho foi ainda melhor. Três horas podem parecer muito, mas todos se divertiram bastante e, se fosse possível, teríamos continuado ainda por mais tempo”, relata o agente de polícia Josué Ferreira.

Josue Ferreira - Paulo Cabral (4)
Josué é um dos filiados que participa das aulas de dança de salão

“Eu recomendo a todos os colegas que adiram a essa ideia. Dançar é bom para o corpo e também para a alma. É uma forma saudável de descontrair do ambiente policial estressante. Vela muito a pena”, aconselha Josué.

AULAS

As aulas de dança de salão do Cecof acontecem todas as quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h. Para Glória Tereza, os benefícios não se restringem à questão física. “Além de ser uma forma de exercitar e perder peso, a dança faz bem para a cabeça e ajuda a espairecer”, destaca.

“Em uma hora de dança é possível perder até 300 calorias, mas memorizar os passos e se adequar constantemente à música são exercícios para o cérebro também”, acrescenta a agente de polícia. Ela ressalta ainda o valor da dança especificamente para os policiais civis, graças ao estímulo da consciência corporal, sobretudo de lateralidade.

Aula de danca no Cecof - Paulo Cabral (12)
Grupo pratica as aulas desde o mês de maio

A agente de polícia Luzia Garcez Gomes, que faz ainda musculação e spinning na academia mantida pelo Sinpol-DF, só tem elogios. “Eu adoro a dança, por isso não iria perder a chance de praticar sempre”, revela. “A professora é ótima. As aulas são muito boas e ajudam muito a desestressar e recarregar as baterias. Só seria melhor se tivesse ainda mais dias”, conclui Luzia.

MATRÍCULA

O Cecof funciona nas instalações do Departamento de Polícia Especializada (DPE), no Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). As atividades são administradas pela Diretoria de Cultura e Esportes do sindicato.

Policiais civis sindicalizados e dependentes podem se matricular, as mensalidades custam R$ 80 para os sindicalizados e R$ 95 para os dependentes. O Cecof funciona de segunda à sexta das 6h30 às 22h e aos sábados das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone (61) 3207-4987.

 

LOGO-DO-SINPOL-300x294

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação