livro alexadre rocha - destaqueNesta quarta-feira, 1º de julho, haverá pré-lançamento do livro “Política, Cultura e Sociedade na América Latina – Volume 2”, organizado por Lídia de Oliveira Xavier e Carlos Dominguez Ávila. O evento ocorre às 19h no Centro Universitário Unieuro da Asa Sul.

A obra reúne 30 textos acadêmicos realizados por um conjunto de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, vinculados a reconhecidas instituições acadêmicas de uma dezena de países. Todos os autores que participam são especialistas nas suas respectivas áreas de estudos e pesquisas.

Um dos artigos presentes no livro, intitulado “É possível segurança cidadã nas terras violentas da América Latina?”, é de autoria de Alexandre Pereira da Rocha, agente penitenciário e diretor-adjunto de Políticas Sindicais do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF).

O texto trata, sobretudo, de segurança cidadã. “Trago um novo conceito da forma de pensar a segurança cidadã fazendo uma reflexão dos problemas, como a alta taxa de homicídio, não só do Brasil, mais da América Latina”, conta Alexandre.

Leia abaixo o resumo do artigo:

O artigo analisa o desafio de promover segurança cidadã num contexto de altas taxas de violência, como é caso do continente Americano, que segundo estudos do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, 2013), responde por mais de um terço de todos os homicídios registrados no mundo. Para tanto, numa primeira seção, estabelece definições para o termo segurança cidadã. Numa segunda seção, descreve o mapa da violência da região da América Latina, abordando especificamente as situações do Brasil, Colômbia, Honduras, México e Venezuela, países que atacados por elevadas taxas de homicídio. Ao fim, discute os enclaves para realização da segurança cidadã nesses países latino-americanos.

LOGO-DO-SINPOL-300x294

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação