José Wellington e Reginaldo trabalham na área de TI da PCDF há mais de 15 anos (Fotos: Otto Peyerl/Sinpol-DF)
José Wellington e Reginaldo trabalham na área de TI da PCDF há mais de 15 anos (Fotos: Otto Peyerl/Sinpol-DF)

Do olhar atento de José Wellington Cunha e Reginaldo Pereira, policiais civis desde 1996, nasceu a obra “Inteligência Policial – Um estudo sobre os benefícios de informações georreferenciadas na investigação policial”, que será lançado na próxima quinta, 16, das 18h às 20h, no Auditório da Direção Geral da Polícia Civil do DF (PCDF).

O lançamento tem o apoio do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF).

A dupla trabalha no desenvolvimento de sistemas de TI na PCDF há 15 anos e já patenteou vários sistemas de informação capazes de transformar o vasto e rico banco de dados da instituição em inteligência.

Durante meses, Wellington e Reginaldo se debruçaram sobre as ocorrências de homicídio e tráfico de drogas na região de Ceilândia, uma das cidades mais violentas do DF, e cruzaram dados como a hora de maior incidência dos crimes, modus operandi e características dos suspeitos, construindo uma teia de informações, que, quando visualizadas graficamente, oferecem ferramentas valiosas de combate ao crime.

Além de mostrar à categoria policial a importância da análise de dados georreferenciados, os policiais esperam que a obra seja utilizada como um instrumento de gestão pública. “No nosso estudo, concluímos que a simples instalação de postes de luz poderia diminuir drasticamente o número de ocorrências na região. Uma solução que deve vir da Administração Pública”, resume José Wellington.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro “Inteligência Policial – Um estudo sobre os benefícios de informações georreferenciadas na investigação policial”.
Quando: 16 de abril, das 18h às 20h.
Local: Auditório da Direção Geral da PCDF.

LOGO DO SINPOL

 

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação