entrevista
Deputado também cedeu entrevista à TV Sinpol, que será disponibilizada na íntegra em breve (Fotos: Sinpol-DF)

A luta pelo reconhecimento do nível superior, empreendida pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), ganhou mais um importante aliado na Câmara Federal na última quarta, 4: o deputado federal Eduardo Bolsonaro declarou apoio direto ao PL 80.78/14.

O deputado manifestou simpatia à causa durante reunião com a diretoria do Sinpol, representada pelo primeiro vice-presidente, Renato Rincon, pelo Diretor de Comunicação, Luciano Garrido, pelo Diretor Jurídico, Targine de Resende Filho, e pelo Diretor de Relações Sindicais, Cadu Costa.

Bolsonaro justificou o apoio por ser escrivão da Polícia Federal, categoria que também passou pelo mesmo processo até ter o nível superior reconhecido. “Pode ter certeza de que sou simpático à causa e, se for preciso botar pra frente, chamar atenção na tribuna, podem contar comigo. Sou escrivão da Polícia Federal e a gente passou por esse mesmo processo, que nos fez entrar em uma luta diária: reuniões no Ministério do Planejamento, no Ministério da Justiça para resolver uma coisa que uma simples canetada resolvia. O que falta é vontade política”, declarou o parlamentar.

O primeiro vice-presidente do Sinpol, Renato Rincon, entregou ao deputado um documento detalhando o andamento do PL naquela Casa. Ele explicou que a aprovação da lei não gera nenhum impacto financeiro ao Governo. “O ingresso na carreira da Polícia Civil do DF, assim como na PF, ocorre por meio de concurso público cujo requisito é possuir nível superior. Isso ocorre desde 1996. Nós precisamos readequar as atribuições aos nossos cargos. Nossa busca é pelo reconhecimento do que já fazemos na prática, que é a investigação criminal. É algo simples”, explicou.

Eduardo Bolsonaro também comentou a decisão do Superior Tribal de Justiça (STJ) cassando o direito do policial aposentado de portar arma de fogo. Ele disse que lutará para que a decisão seja revertida.

Ao fim do encontro, o parlamentar recebeu uma placa de homenagem do Sinpol-DF – segundo ele, a primeira recebida por ele desde que começou o mandato na Câmara.

Filiação