Ordem absurda do Governo do Tocantins impede o atendimento das ocorrências essenciais (Foto: Sinpol-TO)
Ordem absurda do Governo do Tocantins impede o atendimento das ocorrências essenciais (Fotos: Sinpol-TO)

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) vem a público repudiar veementemente os atos do Governo do Estado do Tocantins contra a categoria Policial Civil, conforme o que segue:

1. O atual governo descumpriu os termos do acordo celebrado com a categoria, ratificado na Lei 2851/2014 – TO, o que denota profundo desrespeito com os Policiais Civis do Tocantins, além de uma flagrante violação ao princípio da segurança jurídica, a mais básica obrigação do ente estatal perante os administrados;

2. O Governo do Estado do Tocantins determinou o desarmamento da sua Polícia Civil, devendo os policiais grevistas devolverem os armamentos acautelados ao Estado, no prazo de 24 horas;

Dessa forma, com a absurda ordem estatal, os policiais estão impedidos de atuar até mesmo no atendimento das ocorrências essenciais, como nas situações de flagrantes de crimes graves.

Ademais, com o desarmamento, os policiais civis em greve se tornaram alvos em potencial para os criminosos, estando sujeitos a atentados contra as suas vidas.

Por fim, o Sinpol-DF se solidariza com o movimento deflagrado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol-TO), que visa a garantia dos direitos adquiridos em lei, e se coloca à disposição para ajudá-los a superar este momento crítico, pois, afinal, “Juntos Somos Fortes!”.