Palestra 06.03.15 Otto Peyerl -11
Para Ricardo Balestreri, sistema de Segurança Pública do Brasil é “muito mal montado” (Fotos: Otto Peyerl/Sinpol-DF)

O ex-secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Ricardo Balestreri, defendeu uma reforma no sistema de Segurança Pública do Brasil, classificado por ele como um “muito mal montado” e considerado o “culpado” pelos resultados ruins.

Balestreri esteve na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) na última sexta, 6 de março, quando discutiu o assunto na palestra “Ciclo completo de polícia, carreira única e modelos de investigação criminal”. O evento foi promovido pelo Sinpol-DF e voltado aos policiais civis.

Em sua explanação aos participantes, o palestrante defendeu os policiais, que, segundo ele, são heróis e abnegados. Ele deixou claro que é um erro jogar no colo dessa categoria a culpa pelos indicadores ruins do sistema de Segurança Pública. “O nosso grande papel é expandir esse debate para a sociedade e reconhecer que os resultados não são bons, que a intervenção particular dos policiais é, realmente, muito meritória, digna de aplausos, mas que o sistema foi construído de uma maneira que não funciona”, acrescentou Ricardo Balestreri.

Palestra 06.03.15 Otto Peyerl -8
“As transformações do Brasil passam, em grande parte, pelas mãos da polícia”, disse Balestreri

Ainda em defesa dos policiais, o palestrante ressaltou que, diante desse cenário desfavorável aos agentes de segurança, também é preciso pensar em direitos humanos para eles. “Nós temos que falar em direitos humanos dos policiais. O policial tem o direito de participar de uma coisa que lhe dê alegria, satisfação, de perceber que sua nobre profissão está tendo uma contribuição real e expressiva para as transformações da sociedade brasileira. E as transformações do Brasil passam, em grande parte, pelas mãos da polícia”, afirmou Balestreri.

MUDANÇAS

O principal desafio para que essa reforma comece a ocorrer, efetivamente, é o medo de levar o debate adiante e fingir que nada está acontecendo. Balestreri ressalta, porém, que o cenário já foi bem pior: há cinco anos, o assunto era tabu; hoje, contudo, mesmo com algumas tentativas de boicote por setores, segundo ele, corporativistas, a discussão consegue avançar.

“A sociedade toda clama por isso e as instituições policiais, os policiais, também clamam. Os policiais precisam ver o seu trabalho rendendo mais, eles têm o direito de viver sua vida plenamente, repleta de significado, porque fizeram a escolha por uma profissão maravilhosa e nobre e não conseguem ver os resultados disso”, acrescentou.

Por isso, o ex-secretário Nacional de Segurança Pública elogiou a iniciativa do sindicato em organizar a palestra para tratar do assunto. “O Sinpol está de parabéns por ter trazido à mesa essa discussão, que não é fácil. Não digo que tenho razão, mas eu digo que a gente precisa ter a coragem democrática e cidadã que o Sinpol teve de trazer a discussão à roda e dizer ‘olha, as coisas não estão bem no nosso país’”, completou.

Filiação